Portugal
Benfica à deriva derrotado na Madeira
2020-06-29 19:50:00
Segundo desaire consecutivo para os encarnados

O Benfica deu novo passo atrás na conquista da I Liga, ao perder, por 2-0, no Funchal, diante do Marítimo, em partida da 29.ª jornada, somando o segundo desaire consecutivo.

As ‘águias’ mantêm os 64 pontos, no segundo lugar, e podem ver o FC Porto ficar a seis pontos, caso os ‘dragões’ vençam hoje o Paços de Ferreira, após um jogo em que faltou criatividade aos jogadores ‘encarnados’, que mostraram cada vez mais desanimo à medida que a partida foi avançando, num momento delicado para Bruno Lage.

Os insulares deram uma tremenda lição de eficácia, ao converterem as duas claras oportunidades criadas, ambas com tremenda influência de Nanu, que mostrou velocidade acima da média e assistiu Correa e Rodrigo Pinho, aos 74 e 78 minutos, para dar o regresso aos triunfos para os ‘verde rubros’, que sobem à 12.ª posição, com 31 pontos, sete acima da zona de despromoção.

No Caldeirão dos Barreiros, mediram forças equipas a viverem momentos delicados, pois ambas haviam vencido apenas uma vez nos últimos sete jogos e duas das últimas 12 partidas.

Ambos os treinadores operaram cinco mudanças nos respetivos ‘onzes’, com José Gomes a apostar em três centrais, e Bruno Lage a lançar Jardel, Samaris, Cervi, Chiquinho e Carlos Vinicius para os lugares de Rúben Dias, Gabriel, Rafa, Taarabt e Seferovic.

A alteração que acabou por estar em destaque no início foi o guardião internacional iraniano do Marítimo Amir, ao travar vários lances de perigo, como os remates de Chiquinho (03 minutos), Carlos Vinicius (05 e 17), Cervi (08) e Pizzi (17), numa entrada forte dos ‘encarnados’.

Os insulares conseguiram manter a igualdade após os sucessivos ataques e oportunidades benfiquistas e, na primeira vez que foram à grande área adversária, chegaram a marcar, ao minuto 23, mas Rodrigo Pinho estava em posição irregular, na sequência de um contra-ataque bem conduzido por Nanu.

O jogo tornou-se mais equilibrado e com um baixo nível de qualidade, já que as duas formações manifestavam dificuldade em assentar e construir o seu jogo.

À imagem da primeira parte, o Benfica entrou bem no segundo tempo e a ação da partida decorria quase na totalidade no meio-campo ‘verde rubro’, embora com as ‘águias’ a terem problemas na definição dos lances.

Bruno Lage foi reforçando o ataque benfiquista com Rafa, Seferovic e Dyego Sousa, mas o Marítimo acabou por ser eficaz, ao concretizar a primeira oportunidade, numa transição rápida de Nanu, que passou por Ferro e Zivkovic, antes de entregar a Correa o primeiro golo do jogo, aos 74 minutos.

Quatro minutos volvidos, nova ‘arrancada’ de Nanu pelo flanco direito, nova finta a Ferro e mais uma assistência, desta feita para Rodrigo Pinho, que marcou pela nona vez na I Liga, a quarta vez nos últimos três jogos.

O jogo continuou azarado para o Benfica, que viu, já em período de descontos, Amir fazer uma tremenda defesa, evitando o cabeceamento que parecia certeiro de Dyego Sousa, confirmando a primeira vez em que os lisboetas ficaram em ‘branco’ na condição de visitante no campeonato desta época.

Jogo realizado no Estádio do Marítimo, no Funchal.

Marítimo – Benfica, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Correa, 74 minutos.

2-0, Rodrigo Pinho, 78.

Equipas:

Marítimo: Amir, Nanu, Dejan Kerkez, Zainadine, René Santos, Fábio China, Vukovic, Pedro Pelágio, Edgar Costa (Getterson, 68), Correa (Joel Tagueu, 76) e Rodrigo Pinho (Diego Moreno, 85).

(Suplentes: Charles, Xadas, Getterson, Jefferson, Erivaldo, Milson, Juan Mosquera, Joel Tagueu e Diego Moreno).

Treinador: José Gomes.

Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Jardel, Ferro, Nuno Tavares, Weigl, Samaris (Rafa, 58), Pizzi (Zivkovic, 73), Cervi (Dyego Sousa, 73), Chiquinho (Jota, 81) e Carlos Vinicius (Seferovic, 58).

(Suplentes: Svilar, Seferovic, Zivkovic, Dyego Sousa, Rafa, Florentino, Jota, Tomás Tavares e Gonçalo Ramos).

Treinador: Bruno Lage.

Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Almeida (32), Fábio China (45) e Dejan Kerkez (61).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.