Portugal
Belenenses SAD e Tondela empatam em duelo de aflitos
2020-07-01 21:00:00
Azuis de Oeiras vão em quatro jogos sem ganhar, beirões em três

Belenenses SAD e Tondela não conseguiram ‘respirar’ melhor na luta pela manutenção, com o empate 1-1 verificado hoje entre os adversários diretos em jogo da 29.ª jornada da I Liga.

Ronan, aos nove minutos, adiantou o conjunto ‘beirão’, mas a vantagem foi anulada com o golo de Cassierra, aos 39, num encontro marcado pelo elevado número de faltas e cartolinas amarelas mostradas, incluindo a expulsão do médio tondelense Jaquité, aos 53.

O empate mantém as duas formações numa ‘luta’ acesa no fundo da tabela, fruto da recuperação que tem vindo a ser operada pelo penúltimo, o Portimonense, com 27 pontos, no encalço de Belenenses SAD, 14.º, com 31, e Tondela, 15.º, com 30.

O Tondela, que mudou três unidades em relação à última partida, entrou melhor no encontro e adiantou-se no marcador logo aos nove minutos, num bom cabeceamento de Ronan. O avançado brasileiro aproveitou uma falha de marcação do conjunto lisboeta na resposta a uma bola parada cobrada por Pepelu, saltando sozinho e com muita facilidade.

Os ‘azuis’ demoraram a entrar na partida, com algumas desatenções e perdas de bola, mas, em desvantagem, conseguiram ter mais bola e estabilizar o seu jogo, embora sem conseguir ultrapassar a boa coesão defensiva do Tondela, num jogo muito físico e com poucas ocasiões junto das duas balizas na primeira parte.

Até que, aos 39 minutos, o Belenenses SAD finalmente encontrou uma ‘brecha’ na defesa beirã. O ‘capitão’ Licá apareceu em velocidade pela direita e, já perto da linha de fundo, entregou atrasado a Cassierra, que, de primeira, não desperdiçou e ‘bateu’ Cláudio Ramos.

O segundo tempo iniciou com muito perigo na área dos ‘azuis’, aos 50, com Tiago Esgaio a desviar para a baliza quando tentava efetuar um corte, mas André Moreira, titular na ausência do castigado Koffi, 'salvou' com uma boa defesa. Na resposta, Licá atirou ao lado.

A elevada agressividade das duas formações culminou em muitas faltas e na expulsão do médio tondelense Jaquité, por acumulação de amarelos vistos no espaço de dois minutos (51 e 53), mas o Tondela não recuou e continuou a procurar o golo, como provou o remate perigosíssimo de Richard Rodrigues, aos 57, a rasar o poste.

Com mais um jogador, Petit abdicou do sistema de três centrais e procurou mais presença na frente, mas o Tondela esteve mais perto de retomar a vantagem, em duas oportunidades do recém-entrado Strkalj, que atirou ao poste (76) e, dois minutos depois, voltou a ameaçar a baliza de André Moreira, que respondeu com uma grande defesa.

O Belenenses SAD esboçou uma reação aos 82, mas Cassierra acertou mal o cabeceamento, numa altura em que Petit optou por refrescar o ataque, com as entradas de Keita e Edi Semedo, e a saída de Silvestre Varela, que tinha entrado 20 minutos antes, regressado de lesão que o afastou dos últimos três jogos.

A última ocasião pertenceu aos forasteiros, novamente por Strkalj, que se escapou aos centrais ‘azuis’ junto do meio-campo, mas, com via aberta para a baliza, perdeu forças na tentativa de desfazer o empate verificado no fim, com um remate fraco.

Jogo realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Belenenses SAD – Tondela, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Ronan, 09 minutos.

1-1, Cassierra, 39.

Equipas:

Belenenses SAD: André Moreira, Tiago Esgaio, Cafú Phete (Ricardo Ferreira, 46), Nuno Coelho, Rúben Lima, Nilton Varela (Nuno Pina, 69), Show (Silvestre Varela, 63) (Keita, 83), André Santos, Licá, Marco Matias (Edi Semedo, 83) e Cassierra.

(Suplentes: João Monteiro, Diogo Calila, Ricardo Ferreira, Danny Henriques, Nuno Pina, Robinho, Silvestre Varela, Edi Semedo e Keita).

Treinador: Petit.

Tondela: Cláudio Ramos, Moufi, Yohan Tavares, Ricardo Alves, Filipe Ferreira, Jaquité, Pepelu, Jhon Murillo (Jonathan Toro, 68), Richard Rodrigues (Xavier, 88), João Pedro e Ronan (Strkalj, 72).

(Suplentes: Babacar Niasse, Petkovic, Philipe Sampaio, Pedro Augusto, Pité, Xavier, Jonathan Toro, Strkalj e Rúben Fonseca).

Treinador: Natxo González.

Árbitro: Rui Costa (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Moufi (23), Cafú Phete (28), Richard Rodrigues (48), Nuno Coelho (49), Jaquité (51 e 53), Ricardo Alves (74) e Tiago Esgaio (89). Cartão vermelho por acumulação a Jaquité (53)

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.