Portugal
Beira-Mar: das distritais para o Mundo, graças à singular proposta para Bolt
2017-08-18 11:10:00
Clube aveirense ofereceu “minis, bifanas e ovos moles” e a abordagem não passou despercebida

Ofereceram “três bifanas por semana no Augusto e três hambúrgueres no Ramona”, “12 ovos moles por dia”, “um passeio de moliceiro” e “minis à descrição no bar do estádio”, entre tantas outras coisas. A singular proposta foi feita pelo histórico Beira-Mar, que atualmente disputa o campeonato distrital de Aveiro, ao lendário atleta Usain Bolt. Uma abordagem criativa que acabou por colocar o clube aveirense nas bocas do Mundo.

Desde o francês “L’Èquipe” à alemã “RTL”, passando pela italiana “Gazzetta dello Sport” e por praticamente todos os cantos do planeta. O alcance já atingiu milhares de pessoas, poucas horas depois do lançamento nas redes sociais do clube, segundo nos confessa Ângelo Valente, um dos responsáveis pela comunicação do Beira-Mar e também por esta proposta invulgar - e bem calórica - ao velocista múltiplo medalhado olímpico e mundial. “Há três anos o Beira-Mar corria o risco de acabar e hoje é notícia no Mundo inteiro”, salienta Ângelo ao Bancada, ele que ocupa a pasta comunicacional do clube há… um mês e de forma voluntária.

“Este é um trabalho que está a ser feito por mim e pelo José Esteves. O que fizemos hoje [ontem] é apenas uma das vertentes que já realizámos. Já lançámos a imagem nova do clube, o grafismo novo, uma maneira de comunicar diferente… É uma comunicação muito intuitiva e próxima das pessoas porque o futebol é paixão. Não sou do mundo do futebol e percebo muito pouco, mas acredito que o futebol é das poucas coisas da sociedade capaz de unir as pessoas”, explica-nos Ângelo Valente.

O novo responsável pela comunicação dos aveirenses acredita que a forma de comunicar pode ser essencial para recolocar o clube no lugar que merece. “Quando me convidaram já havia uma ideia concebida, uma vez que também sou um dos responsáveis pelo lar da Gafanha do Carmo [instituição que ficou conhecida pelos vários vídeos virais realizados com utentes]. Apresentei um projeto que passa por devolver a grandeza ao Beira-Mar, que na minha opinião é uma das oito marcas mais fortes do futebol português por todo o seu historial. O Beira-Mar é mais que futebol, é o ecletismo e representa uma região, daí as piadas com os produtos característicos daqui. Veneza é que é Aveiro de Itália e não o contrário”, brinca Ângelo Valente.

“Acredito que é possível, sobretudo através da comunicação, as pessoas apaixonarem-se novamente pelo Beira-Mar. Penso que o humor é fundamental em tudo e no futebol não é exceção. Em Portugal somos muito cinzentos a comunicar, é tudo muito fechado e não se pode brincar por causa da clubite aguda. Mesmo esta publicação teve comentários de pessoas que não gostaram e que acharam que estava a gozar com o clube. Mas acreditamos que este é o caminho e a direção também está satisfeita”, revela.

E se Bolt ficasse aliciado pelos ovos moles? “Seria incrível se ele aceitasse. No entanto, não deve responder porque não é muito ativo nas redes sociais. Faz um post por mês no Facebook e, provavelmente, não é ele que os faz. Mas o objetivo já foi alcançado e pouco importa se ele responde ou não”, frisa Ângelo, antes de deixar uma promessa: “Temos muitas mais coisas para lançar e só têm de estar atentos aos canais do clube”.

“A nossa motivação maior é a paixão ao clube e temos como ambição principal devolver o clube aos adeptos”, conclui o responsável da comunicação do Beira-Mar, garantindo ainda que o clube, que conta no currículo com uma Taça de Portugal (1998/99) e 27 presenças na Primeira Liga, de onde saiu em 2012/13, tem esta época “uma grande equipa para lutar pela subida aos campeonatos nacionais”.