Portugal
Banhada a ouro e prata com 10 quilos mas... de valor sentimental incalculável
2019-05-16 16:20:00
Conheça a taça que Jardel ou Herrera vão receber no sábado

Durante 34 jornadas, 18 são os clubes que competem no campeonato principal de Portugal. Mas apenas um pode ser campeão, coroado com todas as honras e méritos devidos a quem consegue terminar a 'maratona' de futebol no lugar mais ambicionado.  

No próximo sábado, por volta das 22h00, a taça de campeão será entregue ou a Jardel ou a Héctor Herrera, capitães de Benfica e FC Porto, respetivamente, pelas mãos de Pedro Proença, presidente da Liga, que estará a meio caminho entre Lisboa e Porto para que possa, desse modo, deslocar-se o mais rapidamente possivel para o Estádio da Luz ou do Dragão para entregar a taça ao capitão do novo campeão.

A Liga tem acautelado os dois cenários possíveis e, por isso, vão estar duas taças preparadas, uma no estádio do Benfica, outra no palco do FC Porto.

Fabricada em Gondomar, a taça, feita em ouro e prata, tem cerca de 10 quilos e 80 centímetros de altura, sendo visíveis representações da história de Portugal no troféu.

Além das quinas, a taça tem também sete castelos, que representam as conquistas de Portugal, sendo também possível ver inscrito o nome de todos os clubes que já participaram na competição e, numa parte mais destacada, aqueles que já se sagraram campeões.

No topo está a bola, simbolizando o mundo e a importância que a modalidade tem para as pessoas.

"É tudo banhado a prata e a ouro, são os materiais nobres que estão aqui representados", explica Domingos Guedes, responsável da empresa que fabrica a taça.

Em declarações à 'TSF', Domingos Guedes explica que a taça que Jardel ou Herrera vão levantar e mostrar aos adeptos é uma peça tipicamente de ourivesaria portuguesa, que não tem preço monetário mas, acima de tudo, sentimental para os milhões de adeptos que festejam quando o seu clube a consegue.

"Esta peça não tem preço. Para chegar aqui, e para o clube que a conquistar, estão em causa milhões que são gastos numa temporada. Os clubes investem muito, portanto, não tem preço... É algo que não pode ser quantificado monetariamente".

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa