Portugal
Aves não vai à Liga Europa por não cumprir todos os requisitos da UEFA
2018-05-21 16:30:00
Sporting, SC Braga e Rio Ave são os beneficiados com esta medida que a FPF tem de oficializar até ao fim do mês

O Aves não poderá participar na Liga Europa do próximo ano, apesar de ter conquistado a Taça de Portugal. O clube avense não cumpriu os requisitos necessários para obter o indispensável licenciamento junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e, assim, não fará a estreia em provas da UEFA no próximo ano. Bancada sabe que os dirigentes do clube vencedor da Taça de Portugal apresentaram a candidatura, mas já depois da data limite para a entrega de toda a documentação, quando tinha de o fazer até dezembro.

As regras da UEFA são rigorosas, não passíveis de recurso, e desta forma, e como consequência direta da exclusão do Aves, o Sporting, terceiro classificado no campeonato, entra diretamente na fase de grupos da Liga Europa, enquanto o SC Braga, que ficou em quarto, vai à terceira pré-eliminatória, e o Rio Ave, quinto classificado, entra em competição na segunda pré-eliminatória.

Luiz Andrade, presidente da SAD avense, afirmava no domingo que o clube iria participar na competição - "Temos a Liga Europa garantida e vamos disputar essa competição", disse após a conquista da Taça de Portugal diante do Sporting, mas a verdade é que não tratou do licenciamento na UEFA dentro dos prazos previstos. Os dirigentes do clube vencedor da Taça de Portugal apresentaram a candidatura, mas já depois da data limite para a entrega de toda a documentação.

Luiz Andrade falou ainda que as incertezas quanto ao CD Aves prendiam-se principalmente com as condições do Estádio do Clube Desportivo das Aves e a necessidade de melhoramentos obrigatórios para que pudesse acolher jogos da Liga Europa. Segundo o assesor de comunicação do Aves, contacto por Bancada, o clube só deverá amanhã marcar posição sobre todo este assunto. Hoje o plantel, equipa técnica e dirigentes foram recebidos na Câmara onde foram homenageados pela conquista da Taça de Portugal e o principal foco neste momento é desfrutrar da conquista d eum feito histórico.

O licenciamento de um clube numa competição europeia é um processo assegurado por um órgão ligado à FPF, o OGL (Orgão de Gestão de Licenciamento), a quem incumbe tratar das candidaturas. Só depois disso é que a questão passa para a esfera da UEFA. No site do organismo que rege o futebol europeu, nesta segunda-feira de manhã, o Aves continua a constar da lista dos "apurados automaticamente" para a fase de grupos da Liga Europa, ou seja, a UEFA só se vai pronunciar, e confirmar a exclusão do Aves, depois de receber a informação da FPF, o que acontecerá até final de maio. Bancada tentou entrar em contacto com o gabinete de imprensa da UEFA mas este encontra-se fechado desde sexta-feira até amanhã.

Outra questão que poderia levar a ser aceite o licenciamento do Aves é a de que o clube avense garantiu a presença na fase de grupos da Liga Europa via Taça de Portugal, e não via campeonato, mas o regulamento da UEFA neste caso é explícito, referindo que há um regime de exceção apenas para clubes amadores que conquistem a Taça de Portugal, o que não é o caso do Aves.