Portugal
Aves culpa FPF pela falha na obtenção da licença da UEFA
2018-05-22 00:25:00
O clube nortenho não deve participar na Liga Europa em 2018/19

O Aves reagiu de forma oficial às recentes notícias que revelaram que o clube não tem a licença necessária para participar nas provas da UEFA em 2018/19 e que, por isso, não vai participar na Liga Europa apesar de ter conquistado a Taça de Portugal. Para o clube avense, a culpa é da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"De acordo com o Regulamento do Licenciamento de Clubes para as Competições de Clubes da UEFA, a Federação Portuguesa de Futebol deve, até ao dia 30 de novembro do ano anterior ao da época a licenciar, remeter a todas as sociedades desportivas, a documentação necessária para a inscrição do processo de licenciamento.
Acontece que, apenas a 05.12.2017 (cinco dias após o prazo estabelecido pelo regulamento) o CD Aves - Futebol SAD, recebeu essa mesma comunicação", pode ler-se no comunicado emitido pelo clube.

Segundo o Aves, a comunicação da FPF não mereceu resposta. "Em primeiro lugar, por ser extemporânea e em
segundo lugar por ser do entendimento desta sociedade desportiva que aquela norma apenas se aplicaria ao licenciamento através da posição ocupada no Campeonato e não no que à Taça de Portugal dizia respeito, uma vez que em nenhum momento esta competição é mencionada.
Assim, face a estes dois argumentos e ainda em virtude da posição que o CD Aves ocupava na tabela - quando lutava pela manutenção na Primeira Liga - a comunicação não mereceu qualquer resposta.
De seguida, a FPF insistiu com nova comunicação afirmando que o prazo para a inscrição estaria a terminar, em 19.12.2017."

O Aves explicou que, depois de eliminar o Rio Ave na Taça de Portugal, contactou a FPF, que terá "assumido o compromisso de solicitar parecer da UEFA relativamente à situação" e que até foi "agendada uma visita ao estádio". Os contactos terão continuado até que, "a três dias da final do Jamor", o Aves voltou a ser contactado pela FPF e recebeu a informação de que "não estaria elegível para obter o licenciamento para as Competições Europeias na época 2018/2019".

"O assunto está entregue ao departamento jurídico do CD Aves – Futebol SAD com a certeza de que esta sociedade desportiva tudo fará para honrar o seu nome e lutar pelos seus direitos que foram conquistados de forma notável em campo com a ajuda de todos os avenses que tanto nos apoiaram na conquista deste troféu ímpar na nossa história."