Portugal
Aurélio Pereira distinguido com Ordem de Mérito pela UEFA
2018-02-25 23:15:00
Em comunicado, o Sporting felicitou o símbolo do scouting do clube de Alvalade

Aurélio Pereira, símbolo do scouting do Sporting, foi distinguido este domingo com a Ordem de Mérito da UEFA, no jantar do Congresso do organismo máximo que gere o futebol europeu, em Bratislava. O prémio, uma das mais altas honras daquela instituição, foi recebido pela filha Mafalda Pereira. A proposta tinha partido da Federação Portuguesa de Futebol.

Em declarações ao site da FPF, Aurélio Pereira sublinhou o "enorme orgulho" de ser distinguido quer pela UEFA quer pela FPF: "Não sei se mereço esta distinção mas sei que gostei muito de ser reconhecido", destacou, lembrando que prémio é de toda uma equipa. "Ninguém faz nada sozinho e queria agradecer todos os que me ajudaram neste trabalho. É uma vitória de todos e, como diria o Professor Moniz Pereira, valeu a pena".

A propósito deste prémio, Fernando Gomes, presidente da FPF, elogiou Aurélio Pereira. "É uma figura marcante da nossa história recente do futebol. Pelo seu trajeto como jogador, como treinador e depois como grande responsável da criação do departamento de scouting do Sporting onde descobriu valores como o Cristiano e o Figo mas também outros que ainda recentemente tiveram oportunidade de participar no Europeu em França e que brilhantemente conquistaram o título Europeu de 2016 tais como Rui Patrício, Adrien, William Carvalho..."

Sporting agradece a distinção a Aurélio Pereira

O Sporting, em comunicado, agradeceu à UEFA pela distinção de que Aurélio Pereira foi alvo. "Trata-se do reconhecimento do percurso, do carácter, da competência e do contributo inestimável que, como jogador, treinador e descobridor de talentos, Aurélio Pereira tem dado ao futebol ao longo de toda a sua vida" , pode ler-se. Os leões lembram o contributo de Aurélio Pereira para a conquista do Europeu de 2016. "Dez dos 14 jogadores que disputaram a Final foram formados na Academia do Sporting CP e descobertos por Aurélio Pereira. Foi por isso que o Sporting CP decidiu "baptizar" aquela Selecção como a equipa dos "Aurélios".