Portugal
As reações ao fim da carreira de Luisão
2018-09-25 17:10:00
Pedro Proença, Joaquim Evangelista e antigos companheiros do "Girafa" não poupam elogios ao capitão do Benfica

O mundo do futebol começa a reagir ao adeus à carreira de Luisão, que será formalizada esta terça-feira às 19 horas, numa cerimónia a realizar no Estádio da Luz. Desde Pedro Proença, presidente da Liga, a Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, passando por ex-companheiros do "Girafa" no Benfica, os elogios multiplicam-se.

Pedro Proença, presidente da Liga
"Foi um jogador que me marcou muito. Foram dezenas de jogos que apitei em que ele participou. É um jogador que vai ficar no meu imaginário. Foi sempre uma referência no seu comportamento, um capitão de equipa que teve sempre a perceção clara do respeito que tem de se ter pelos colegas e pelos árbitros. Quero deixar uma palavra de elogio por uma carreira extraordinária de um grande jogador, que certamente vai ter um futuro risonho como dirigente"

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF)
"Um grande capitão e um exemplo para a classe (...) Espero que continue a dar contributo, não só ao clube que representou, mas também ao futebol português nomeadamente aos que queiram ser capitães"

Nuno Gomes, ex-jogador do Benfica
"Arranjar quem o substitua não é fácil (...). Em termos de liderança creio que o Jardel estará a corresponder muito bem, e olhando para o futuro, o Rúben Dias poderá ser um sucessor de Luisão, não só em termos de braçadeira, mas também de posição em campo (...) Pela sua forma de ser e personalidade, ele não usava a braçadeira, mas fazia parte do grupo de capitães, não só pela posição e pela altura, mas por aquilo que dizia a pensava, era um líder nato"

Petit, antigo companheiro de Luisão no Benfica
"Era um miúdo envergonhado e depois foi ganhando confiança, conheceu os colegas e percebeu a cultura do futebol português. Não foi fácil no início para ele, não lhe correu muito bem, mas é uma pessoa forte, determinada e foi-se superando sempre (...) Nunca estamos preparados para deixar o futebol. Achamos que podemos jogar mais um ano, que estamos bem, mas olhamos para o lado e vemos que os jovens vão crescendo e correm mais do que nós. É a altura certa".

Sílvio, antigo companheiro de Luisão no Benfica
"Obrigado por tudo, meu Capitão! Foi um prazer jogar a teu lado. foste e serás um exemplo para os mais novos de profissionalismo e caráter"

Katsouranis, antigo companheiro de Luisão no Benfica
"Foi uma honra jogar contigo, desejo-te o melhor para ti e para a tua família"