Portugal
As suspeições de Proença que incendiaram o futebol
2019-02-13 11:40:00
Durante o Prolongamento, da TVI24, o comentador afeto ao Sporting sugeriu que os rivais facilitam tarefa ao Benfica

Numa reação à vitória do Benfica por 10-0, diante do Nacional, Pedro Proença teceu considerações polémicas, que suscitaram reações de diferentes clubes, visados nessas palavras.

“O Nacional, frente a outros adversários, nomeadamente aos grandes, teve uma prestação competitiva de assinalar. Relembro que o Nacional fez um bom jogo diante do FC Porto e fez um excelente jogo em Alvalade, onde chegou a estar a ganhar por 2-0. E ver uma diferença absolutamente inacreditável e direi mesmo inaceitável em termos de postura competitiva – se é sequer que podemos falar de postura em relação àquilo que se passou – com o jogo com o Benfica…”, defendeu.

O SC Braga foi inserido no mesmo raciocínio: “Eu lembro que o Sporting de Braga, que está em terceiro lugar, tem 19 golos sofridos, seis dos quais foram à custa do Benfica”.

O comentador afeto ao Sporting chegou mesmo a afirmar que, “se o Benfica precisar do resultado em Braga para ser campeão, o Benfica ganha em Braga”.

“É preocupante esta subserviência com que estas equipas vão ao Estádio da Luz. E digo mais: isto adultera a verdade desportiva. Estamos num alinhamento astral muito estranho. Muitíssimo estranho. A única coisa de positiva que eu vi nisto tudo foi que, pelo menos, o Costinha [técnico do Nacional] não acabou o jogo a rir como o Abel Ferreira [treinador dos minhotos]. É que o Abel pôs lá os jogadores a fazer figura de corpo presente na Luz e acabou o jogo a rir, aos abraços a Rui Vitória. Este pelo menos teve a decência de não se rir no final do resultado”, continuou.

Na próxima ronda, o SC Braga desloca-se... a Alvalade: “Eu espero que jogue contra o Sporting como jogou contra o Benfica. E espero que o Boavista, quando o Sporting for ao Bessa, tenha a mesma atitude competitiva que teve no Estádio da Luz. E espero que o Nacional da Madeira, quando receber o Sporting, tenha a mesma atitude competitiva que teve contra o Benfica”.

Os minhotos já reagiram e revelaram que vão apresentar uma queixa-crime contra Proença.

“Face à gravidade das declarações proferidas por Pedro Proença no programa televisivo "Prolongamento", emitido ontem pela TVI24, o SC Braga informa que não pode deixar de agir criminalmente e civilmente contra o comentador, por considerar que as insinuações por este concretizadas são altamente ofensivas da honra e bom nome do clube, da SAD, dos seus atletas e demais estrutura, bem como dos seus sócios e adeptos", reagiu o clube.

Mas o advogado não se limitou a apontar o dedo ao SC Braga. Também o Boavista foi visado: “O Boavista fez um jogo tremendo, no plano negativo, de intensidade agressiva, frente ao FC Porto, e que vendeu cara a derrota no Estádio de Alvalade, teve uma postura competitiva de quase auto-anulação no jogo contra o Benfica, na Luz, onde perdeu 5-1”.

Diogo Braga, administrador da SAD do Boavista, referiu-se às declarações feitas "num programa de televisão de cusquices" com "um total desprezo".

"Estes tristes palradores das máquinas de comunicação apenas estragam aquilo que nós amamos: o futebol", reagiu o responsável, citado por O Jogo.

Pedro Proença criticou ainda o Feirense, pela “agressividade tremenda” apresentada diante do Sporting. “E vemos depois estas equipas aparecerem no Estádio da Luz para fazerem figura de corpo presente”, continuou.

O sportinguista foi convidado a explicar se essas diferentes atitudes das equipas são estratégicas e combinadas: “Não sei se é propositado ou não. O Benfica teve a vida muito facilitada por adversários sem uma atitude digna dos emblemas que envergam. E isto é grave”.

A terminar, fez questão de levantar dúvidas sobre o momento em que algumas goleadas surgiram: ao Boavista, num momento em que era preciso segurar Rui Vitória; e diante do Nacional, num momento em que poderia ocorrer uma aproximação ao líder FC Porto.

Refira-se que também o Nacional anunciou uma queixa-crime contra Pedro Proença.

"Estas coincidências são cirúrgicas... Se precisar do resultado em Braga para ser campeão, o Benfica ganha em Braga. Escreve isto, Sousa Martins. O Braga não se vai meter na luta pelo campeonato. O Braga tem uma oportunidade histórica para ser campeão. Mas se a atitude for a mesma que ocorreu na Luz, legitima qualquer espécie de conclusão. E nós vamos interrogar-nos", terminou.

Participa na Liga NOS Virtual
RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa