Portugal
As eleições do Sporting, ao minuto: resultados só à 1h
2018-09-08 09:40:00
Acompanhe as eleições do Sporting ao minuto. As urnas abriram às 09h00 e encerram às 19h00.

01h54 - Segundo a imprensa presente no local, os votos por correspondência estão a ser recontados.

00h28 - Segundo a imprensa presente no local, os votos por correspondência estão a ser introduzidos no sistema que irá gerar os resultados finais.

22h05 - Não será às 22h nem às 23h. Os resultados deverão ser conhecidos apenas por volta da 1h.

19h50 - Marta Soares oficializa números históricos de votantes nas eleições para a presidência do Sporting. Ao todo foram 22500 os sócios que votaram para a sucessão de Bruno de Carvalho.

19h45 - Torres Pereira destaca resposta brutal dada pelos sócios leoninos: "Para além de ser recorde, em termos numéricos, é a respostas brutal do universo do Sporting aos acontecimentos tristes e à realidade sombria, a esta crise e demonstra o desejo, a vontade e o sonho de fechar rapidamente esta página e escrever outra página com esforço, dignidade e honra. E o que for eleito, será o presidente de todos nós e para voltarmos às páginas de glória. A resposta foi inequívoca e exige união e que seja uma lição para quem ganhar e também para quem perder. Que todas as bandeiras de fação sejam abatidas e estejamos todos unidos em torno de quem for eleito".

19h35 - Sousa Cintra destaca afluência recorde às eleições: "Pela primeira na história do clube votaram mais de 26 mil sócios. É a grandeza do Sporting, vitalidade, interesse que os sportinguistas têm em escolher o presidente. É motivo de grande orgulho. Foi uma nota muita positiva, fico muito feliz. Espero que esta participação tenha um final feliz, que daqui para a frente a família sportinguista esteja unida", afirmou à Sporting TV.

19h15 - Jaime Marta Soares é o último a votar. "Se isto correu bem, deve-se ao trabalho extraordinário dos funcionários do Sporting. Os senhores delegados também foram muito importantes. Estas eleições foram muito fáceis!", afirmou.

19h00 - Estão encerradas as urnas. Em poucas horas será conhecido o novo presidente do Sporting.

18h42 - Daniel Carriço esteve em Alvalade e deixou antever ter votado em Frederico Varandas: "É um líder, carismático e forte. Conhece bem o clube e é uma pessoa que pode ajudar o Sporting. Se votei nele? Não vou revelar... bem, já quase que revelei... É um dia importante na história do clube, depois de uma fase complicada, mas esperemos que daqui para a frente Sporting esteja unido e o futuro seja risonho. Espero que rumo seja diferente daqui para frente, o fundamental é que o clube esteja unido e que volte às vitórias. O que aconteceu na Academina não pode voltar a acontecer, no Sporting ou em qualquer outro sitio. Faz parte do passado, agora há que olhar para o futuro e estar unido com o clube para que futuro seja cheio de vitórias. Houve bastantes candidatos, bastantes possibilidades. Sei em quem votei, mas não vou revelar em quem votei. É um dia bonito na história do clube, um recorde de eleições e sinal de vitalidade".

18h00 - Também Nélson Pereira, antigo guarda e treinador de guarda redes do Sporting falou aos jornalistas na chegada a Alvalade: "É uma grande demonstração de sportinguismo e espero que isto nos traga um futuro bastante risonho. Que o Sporting seja campeão rapidamente. É um clube de uma grandeza enorme. Há uma paixão muito grande e as pessoas acreditam que o futuro pode ser risonho. Clube precisa de estabilidade e tem necessidade de títulos".

17h58 - Filipe Soares Franco, antigo presidente do Sporting, também já esteve em Alvalade para votar no novo presidente do Sporting: "Gostava que o Sporting voltasse a ser dos sportinguistas, que o novo líder fosse um presidente com elevação, educação, respeito, que não fosse agressivo e que levasse o Sporting a bom porto. Independentemente de quem ganhar ou perder, o importante é que o Sporting seja grande clube, com grandes princípios, grandes valores e grande respeito pelos sócios. A campanha decorreu razoavelmente bem, houve momentos menos altos, para não dizer que não foram bons, mas isso faz parte da natureza de uma eleição. Este número elevado de sócios que têm vindo votar demonstra que os sportinguitas querem ter uma palavra dizer sobre o futuro de Sporting".

17h05 - Pedro Madeira Rodrigues, antigo candidato às eleições do Sporting também já votou e falou aos jornalistas: "Percebi que não tinha qualquer possibilidade de ganhar. Escolhi aquela que acredito ser a segunda melhor solução para o clube, Confesso que custa um bocadinho, mas estou de consciência completamente tranquila, com a certeza que fiz o melhor pelo Sporting. Dei um sinal de união. Estou empenhado em que ganhe o candidato que apoio publicamente. Disponível? O lugar que eu quero é que o Sporting esteja sempre em primeiro. Dia muito importante para o nosso clube. Um dia de recomeço. É um sinal de grande sportinguismo. O Sporting tem os melhores adeptos do mundo. É um orgulho, dia de grande felicidade, de mudança, de forte adesão. Dá mais força ao voto que fizemos a 23 de junho. Acabou a era Bruno de Carvalho".

16h45 - Jaime Marta Soares faz nova atualização do número de votantes e anuncia afluência recorde às urnas: "Tem sido um êxito, estas eleições, não só em relação à forma serena e responsável como os eleitores se tem dirigido para as urnas de voto, não há uma única situação de conflito, estabilidade total e absoluta, é um momento de afirmação de fé clubista de sentimento e paixão pelo clube e acima de tudo uma lição de cidadania.Já há recorde em relação às eleições anteriores. Já ultrapassamos os números das eleições anteriores. Não direi já os números, mas no final do período eleitoral logo os darei a conhecer. Por tudo isto congratulo todos os sportinguistas neste dia memorável. Neste momento posso anunciar que, às 16h45, e já votaram cerca de 16 mil sócios". Números aos quais se juntam os cerca de três mil sócios que votaram por correspondência. Em ambos os casos, valores superiores aos do ato eleitoral anterior.

14h15 - Sousa Cintra já votou e antes de o fazer deixou umas palavras sobre Bruno de Carvalho. "Qual impugnação? Não faz sentido perdermos tempo com essas coisas. Temos de pensar no futuro, que o sporting é um clube com futuro. A palavra Sporting é muito forte, não só em Portugal como no estrangeiro. A família sportinguista está unida quando é preciso".

14h00 - Artur Torres Pereira, presidente da Comissão de Gestão, fez um balanço positivo. "Estamos muito felizes por poder ter ajudado neste dia de festa. Uma adesão fantástica, os sócios estão a corresponder ao clima de unidade, de festa sportinguista. Estamos seguros que daqui sairá um Sporting melhor e à altura dos seus pergaminhos", referiu aos jornalistas.

13h35 - Já votaram presencialmente 9500 sócios (sem contar com os de correspondência), anunciou Marta Soares em nova atualiazação. "Sem atropelos, a um ritmo constante e permanente", volta a salientar.

13h25 - Fernando Tavares Pereira, da lista G, é o último candidato a aparecer em Alvalade. "Se eu não vencer, aquele que ganhar vai ser o meu presidente, não lhe vamos dificultar nada a vida. Se for eu o vencedor muito bem, se não, o Sporting acima de tudo. Que sejamos todos competentes. Exijo que haja muita transparência, dignidade, que a Academia funcione, que haja títulos", referiu.

13h20 - Entre votos por correspondência e presenciais, mais de 10 mil sócios do Sporting já exerceram o direito de voto, anunciou o clube nas redes sociais.

13h05 -  Rui Jorge Rego, candidato da lista E, também já está em Alvalade. "Hoje não é dia de campanha. Que seja um dia histórico. Acredito que vamos ter uma votação tranquila. O resto logo que se vê. Amanhã pensarei no sempre no Sporting, ganhe ou não. Não serei oposição caso não ganhe. E espero que ninguém seja oposição. Nós somos um clube unido. Tivemos uma campanha elevada. Vamos saber estar juntos a partir de amanhã", referiu o candidato aos jornalistas.

13h00 - Sousa Cintra falou à comunicação social à chegada ao local de voto. "Devemos bater recordes e isso mostra a vitalidade do clube. Espero que tudo corra de forma cívica e com respeito. Que amanhã, os derrotados fiquem ao lado do vencedor. Espero que só haja um vencedor: o Sporting", referiu aos microfones da CMTV.

12h45 - A equipa técnica do Sporting já exerceu o direito de voto.

12h35 - Bas Dost, jogador do Sporting, encontra-se no Estádio José Alvalade a votar.

12h28 - Dias Ferreira, candidato da lista F, já está na fila para votar.

12h25 - José Maria Ricciardi também já votou.

12h12 - Frederico Varandas já exerceu o direito de voto. "Sinto-me emocionado, o Sporting é um clube gigante. O Sporting hoje vai sair como o grande vencedor. Hoje é o dia dos sócios falarem", referiu à comunicação social.

 

12h00 - Ricciardi já deixou elogios à afluência às urnas dos associados do Sporting. "Estou muito contente por ver esta afluência extraordinária de sócios. Acho que é um grande sinal de vitalidade do clube. Tenho orgulho em ver este mar de sócios e mostra a grandeza deste clube. Não vejo isto em mais nenhum clube. Impressiona-me esta militância principalmente pelos mais jovens que não viram o Sporting campeão nacional. Estou sensibilizado e não me esquecerei deste dia seja qual for o resultado. Por mais problemas que existam, com estes sócios o clube há-de continuar sempre a ir para a frente", referio o candidato em declarações à Sporting TV.

11h35 - Já votaram 5000 sócios do Sporting, anunciou Marta Soares em mais uma atualização aos jornalistas. "Está tudo num andamento perfeito, organizado. Um ritmo maravilhoso, não senti qualquer reclamação da parte dos associados. Todos os delegados das listas me disseram que as coisas estão a decorrer com todo o rigor".

11h30 - José Maria Ricciardi, candidato da Lista B, também já está na fila para votar.

11h20 - Frederico Varandas, candidato pela Lista D, já se encontra em Alvalade.

10h55 - "É um dia extremamente importante para todos os sportinguistas. Está muita gente, mas as coisas têm fluído muito bem, o que é já um sinal de futuro e de vitalidade. Foi uma campanha intensa, esclarecedora. A partir de hoje, que os sócios do Sporting estejam unidos. O importante é que o Sporting saia solidificado. Que a partir de hoje se fale do Sporting a uma só voz", referiu Benedito à comunicação social após votar.

10h48 - João Benedito já exerceu o direito de voto no Estádio José Alvalade. Foi o primeiro candidato a votar.

10h10 - João Benedito, candidato da lista A, já está na fila em Alvalade para exercer o direito de voto.

As filas em Alvalade. Crédito: LUSA

09h45 - Sobre uma eventual presença em Alvalade de Bruno de Carvalho, ex-presidente do clube leonino, Marta Soares deu conta de que não está à espera, pois "não há nenhuma razão para ele vir, não pode exercer direito de voto".

09h40 - Jaime Marta Soares, presidente da MAG, faz a primeira atualização, o que pretende fazer de duas em duas horas. Até às 07h35, já votaram mais de 750 sócios, uma "média extraordinária que se continuar assim será recorde em termos de presença de sócios e votação maciça". Já foram enviados 5100 votos por correspondência. 

09h30 - As filas já circundam o Estádio José Alvalade. Os primeiros sócios chegaram ainda antes das 07h00.

9h00 - Abriram as urnas em Alvalade. Podem votar 51009 sócios, os que tenham as quotas em dia. As urnas fecham às 19h00, mas quem já estiver na fila a ainda vai poder votar.

Neste sábado, 8 de setembro, o Sporting vai a eleições para a presidência. João Benedito (lista A), José Maria Ricciardi (lista B), Frederico Varandas (lista D), Rui Jorge Rego (lista E), Dias Ferreira (lista F) e Tavares Pereira (lista G) são os candidatos a votos. Veja aqui as ideias de cada uma das candidaturas e guia para como votar no Estádio José Alvalade.