Portugal
"As algemas de Rui Pinto são um retrato da cobardia do nosso país"
2020-02-05 12:20:00
Ex-membro da Comissão de Fiscalização do Sporting

Henrique Monteiro, antigo coordenador da Comissão de Fiscalização do Sporting, no pós Bruno de Carvalho, não compreende as razões que levam a justiça nacional a levar Rui Pinto a tribunal algemado.

"As algemas de Rui Pinto são, de certa forma, um retrato da cobardia do nosso país. Na política, na Justiça, na sociedade", assinala Henrique Monteiro, em artigo de opinião no 'Expresso'.

O ex-dirigente do Sporting, que cita Pacheco Pereira, diz não compreender que outros arguidos não sejam levados a tribunal algemados quando estão em causa eventuais crimes informáticos.

"Vemo-lo na televisão. Não esconde a cabeça, não parece estar envergonhado, ou arrependido, de algo que tenha feito. Pelo contrário. Mas vemo-lo algemado, como escreveu Pacheco Pereira, como não vemos os maiores criminosos do país, e menos as mediáticas figuras acusadas ou condenadas."

Rui Pinto, preso preventivamente em Portugal no âmbito do caso Football Leaks, assumiu também, através dos seus advogados, que entregou discos rígidos à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África, que permitiram a recente revelação dos Luanda Leaks.