Portugal
“Aproximação de Pinto da Costa, Vieira e Varandas é um bom sinal para o futebol”
2020-05-01 18:45:00
Vítor Manuel analisa as consequências da reunião em São Bento e retoma da I Liga

Vítor Manuel, nome incontornável do futebol português, analisa a retoma da I Liga em finais de maio e destaca a importância das competições se decidirem dentro de campo.

Em declarações à Renascença, o treinador de 67 anos refere que é importante descobrir quem será o campeão, mas relembra o maior interesse de todos.

“É importante terminar para saber quem é o campeão. O campeão deve ser decidido em campo. Há aqui muitos interesses em jogo, mas o maior interesse é o da vida. As pessoas devem ter ponderado o regresso, mas o futebol está a dar um sinal de confiança e abertura”, afirmou Vítor Manuel.

A reunião de António Costa com os presidentes de FC Porto, Benfica, Sporting, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) é vista com bons olhos pelo experiente técnico.

Vítor Manuel considera que a aproximação dos presidentes dos três grandes possa ser representativo de um novo ambiente no futebol português.

“Quando há momentos de crises há também outras aberturas. E nem tudo é mau nas crises, elas levam-nos a outros patamares. Esta aproximação dos presidentes dos três grandes, ainda que um bocadinho disfarçada, é um bom sinal para o futebol”, salientou.

Com a confirmação do regresso da I Liga, todos os jogos serão realizados à porta fechada, para impedir o surto da covid-19.

De acordo com Vítor Manuel, os clubes mais pequenos podem tirar proveito do facto dos encontros se realizarem sem público nas bancadas.

“Falta-lhe os adeptos que é a grande força motriz e aí penso que eles vão perder dessa forma emocional, que muitas vezes os galvaniza não vai estar presente. Os pequenos têm menos adeptos e poderão gerir melhor estas situações”, concluiu.

Após 24 jornadas, o FC Porto encontra-se na frente do campeonato, com 60 pontos, mais um que o Benfica, segundo classificado.