Portugal
“Alguns querem criar ‘campeonite’ de rankings com critérios ‘cortina de fumo’”
2020-04-29 17:00:00
José Tavares defende que querem denegrir as conquistas do FC Porto

José Tavares, coordenador da formação do FC Porto, falou sobre a conquista da UEFA Youth League, em 2018/19, e garante que ninguém pode menosprezar o trabalho pelo clube portista nos escalões mais jovens.

Em declarações ao jornal O Jogo, José Tavares nota que “alguns querem criar ‘campeonite’ de rankings estratificados por rankings ‘cortina de fumo’” e que os mesmos continuam a denegrir as conquistas do FC Porto.

“Este não é um problema da formação. É uma luta eterna do clube para com quem não se sente bem a ver-nos crescer e a conquistar os objetivos a que nos propomos, seja no desenvolvimento de jogadores, seja ao nível da conquista de experiências marcantes nesse desenvolvimento como as vitórias”, afirmou o coordenador de 39 anos.

Ao mesmo tempo, José Tavares assegura que a estrutura do FC Porto apenas pretende desenvolver e criar talento para que a equipa principal possa atingir os objetivos a que se propôs.

“Trabalhamos na formação para o sucesso do clube e não para que a formação tenha sucesso”, indicou.

Para José Tavares, a conquista de troféus na formação é algo importante, mas que o mesmo não é o objetivo primordial da formação.

Esta temporada, o FC Porto foi eliminado nos ‘play-off’ da UEFA Youth League pelo RB Salzburgo, no entanto, o coordenador salienta que o plano traçado não irá mudar.

“Não é porque não chegamos à final da final-four que não estávamos a desenvolver bem os jogadores, assim como não é por chegarmos duas vezes ao topo da prova europeia de clubes que passamos a ter os melhores do mundo em exclusividade”, comentou.