Portugal
Académica oficializa contratação de João Alves
2018-10-10 15:25:00
O treinador sucede a Carlos Pinto, que ganhou apenas uma partida nas seis primeiras jornadas

João Alves é o novo treinador da Académica, clube que milita na Segunda Liga. O técnico de 65 anos, que era comentador da SIC há cinco anos, regressa assim aos estudantes depois de ter sido o responsável pela subida ao mais alto escalão em 2002.

"Venho, juntamente com as pessoas que trabalham comigo, com esperança. Esta equipa precisa, neste momento, de paz, tranquilidade, carinho e trabalho. Agora há três questões: a primeira é tirar o clube da situação em que está, a segunda é estabilidade, a terceira é criar todas as condições para alcançarmos o que todos os academistas desejam, que é a subida de divisão. Queremos criar laços de amizade fortíssimos entre treinadores e jogadores, isso é essencial. Só um clube como a Académica me permitira voltar ao ativo neste momento. Tinha uma posição cómoda como comentador televisivo, não foi por questões financeiras que aceitei este convite, aceitei-o porque gosto de ser treinador de futebol e esta Direção acreditou em mim. Regresso 16 anos depois de ter subido de divisão os jogadores vão saber que vão ter a orientá-los alguém que colocou a Académica na Liga. A Académica é um clube grande, pelo seu nome e pelos seus pergaminhos", disse o treinador na conferência de imprensa em declarações reproduzidas pelo jornal 'A Bola'. Os adjuntos João Gião e Tó Sá vão fazer parte da equipa técnica de João Alves, assim como Vítor Alves.

Depois de uma carreira onde passou, entre outros, por Boavista, Benfica e Paris Saint-Germain, João Alves tem uma longa carreira de treinador. Para além do Boavista, orientou emblemas como Leixões, Estrela Amadora, Vitória de Guimarães, Belenenses, Benfica (juniores) ou Servette (Suíça). Tudo isto sem voltar a referir a passagem pela Académica no início do século.