Portugal
"A paragem pode ter sido ruim, pela sequência de jogos que tínhamos tido"
2020-05-28 17:05:00
Bruno Duarte quer ajudar Vitória de Guimarães a atingir Liga Europa com “golos e assistências”

O avançado Bruno Duarte disse hoje que espera apresentar o seu "melhor rendimento" nas 10 jornadas por disputar na I Liga portuguesa de futebol, ajudando o Vitória de Guimarães a atingir a Liga Europa com "golos e assistências".

O dianteiro brasileiro realçou que os sete golos apontados em 25 jogos oficiais na época 2019/20, apesar de não serem muitos, ajudaram os minhotos a vencer - quatro triunfos, um empate e duas derrotas é o saldo dos jogos em que marcou - e assumiu estar "motivado" para marcar ainda mais golos na fase final do campeonato, que vai decorrer entre 03 de junho e 26 de julho.

"Estou muito motivado para ajudar a minha equipa com golos e assistências. Quero ajudar a equipa a conquistar vitórias. Estou motivado para apresentar o meu melhor rendimento", disse o jogador, de 24 anos, numa videoconferência promovida pelo emblema vitoriano.

O ponta de lança admitiu que a interrupção do campeonato, anunciada em 12 de março, devido à pandemia de covid-19, pode ser prejudicial para o Vitória, após um ciclo de três vitórias consecutivas na prova, mas prometeu uma equipa pronta para lutar pela Liga Europa, meta que exige, no mínimo, a quinta posição - os vimaranenses ocupam o sexto posto, com 37 pontos, a um do quinto, o Rio Ave.

"Esta paragem pode ter sido ruim, pela sequência de jogos que tínhamos tido, mas temos de passar por cima disso, olhando para os objetivos a alcançar. O campeonato ainda não terminou. Há 10 jornadas para se jogarem. Temos de ter o objetivo de pontuar em cada um deles", realçou.

Bruno Duarte mostrou-se confiante em atingir esse objetivo pela "muita qualidade" do setor atacante do Vitória, a quarta equipa mais concretizadora da I Liga, com 40 golos, e pelo "excelente trabalho" que, a seu ver, o treinador Ivo Vieira tem feito para criar uma formação "vencedora", "dentro das características" de cada atleta.

Os vimaranenses vão jogar de novo em 04 de junho, quando receberem o Sporting, quarto da tabela, com 42 pontos, em partida da 25.ª jornada, agendada para as 21:15, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Apesar de esperar que a turma de Guimarães imponha o seu "ritmo" para alcançar o triunfo, o dianteiro antecipou "um jogo muito difícil", quer pelo facto de o treinador Rúben Amorim, contratado pelos ‘leões' em março, ter tido mais tempo para conhecer os seus jogadores, quer pelo facto de a partida se desenrolar sem público nas bancadas, regra comum a todos os jogos que restam.

"De forma natural não vai ser encarado [jogar à porta fechada]. É sempre diferente, ainda para mais quando temos sempre os adeptos connosco, em massa. Vai ser um ambiente diferente, e estamos a preparar-nos para isso, tanto fisicamente, como psicologicamente", antecipou.

Bruno Duarte já se lesionou por duas vezes ao longo da época 2019/20 e reconheceu que os jogadores estão sujeitos a lesões nos encontros que faltam, mas prometeu "trabalhar muito firme" para que "não voltem a aparecer".

Depois de uma passagem pelo Lviv, da Ucrânia, na temporada anterior, o jogador realçou ainda estar a sentir "uma "evolução imensa" na primeira época em Portugal, tendo assumido o desejo de "crescer ainda mais".