Portugal
"A maioria dos agentes ligados ao jogo não conhece as leis", diz Duarte Gomes
2020-07-02 15:50:00
Ex-árbitro lamenta "ferocidade" com que alguns apresentam as críticas

Antigo árbitro internacional e agora comentador de assuntos relacionados com a arbitragem, Duarte Gomes lamenta que grande parte dos agentes desportivos que falam e comentam arbitragem desconheçam as regras.

"Na verdade - e sem prejuízo de meia dúzia de pessoas bem informadas -, a maioria dos agentes ligados ao jogo não conhece as leis", refere Duarte Gomes.

Em artigo de opinião que assina na Tribuna Expresso, o ex-árbitro critica a forma como muitos agentes optam por criticar o trabalho das equipas de arbitragem.

Duarte Gomes sustenta que, em algumas ocasiões, a "ferocidade" com que as críticas são proferidas até dá a sensação de que "há fundamentação legal" e "conhecimento profundo e sério das regras".

Recomendando que se faça um trabalho de rigor na busca de informação sobre arbitragem para que seja passada no geral, Duarte Gomes assinala que "ninguém quer perder muito tempo a ler PDF's maçudos".

O antigo árbitro internacional volta a apelar a que se aumente a comunicação e realça que "dar a cara" acaba por ser "fundamental" já que mostra "coragem, transparência e orientação para a solução".

Duarte Gomes faz ainda referência a este pensamento que partilha, nesta semana, com um lance recente no qual um árbitro mandou repetir uma grande penalidade.

"Confundiu-se preciosismo do árbitro com obrigação de aplicar a lei", justifica Duarte Gomes.