A Liga Portuguesa está menos competitiva. É esta a conclusão a que se chega quando se analisa a percentagem de jogos com três ou mais golos de diferença entre as equipas que os disputam. Da época passada para esta temporada, o principal escalão português registou um aumento de 6,6 por cento das partidas que apresentaram o registo acima referido. Portugal está, assim, com uma evolução de menor competitividade acima de todos os restantes principais campeonatos europeus, somente a par do búlgaro e do romeno.
De acordo com o estudo divulgado pelo Observatório do Futebol, a Primeira Liga regista, esta temporada, até 29 de março, 18,5 por cento dos jogos realizados com um resultado com uma diferença de três ou mais golos. Estes números podem explicar-se através das numerosas goleadas que já tiveram lugar no campeonato português em 2017/18, primordialmente em encontros entre os três grandes e equipas de menor dimensão. Ou seja, a menor competitividade aqui referida não diz respeito, particularmente, à luta pelo título, ou pela permanência, mas sim à globalidade da prova. Isso sim, é um facto. No entanto, nem só em duelos de ‘Golias’ contra ‘Davides’ se registaram números discrepantes. A título exemplificativo, o SC Braga já venceu o Estoril Praia por 6-0 e o Vitória de Guimarães por 5-0, o Boavista já goleou o Vitória de Setúbal por quatro golos sem resposta… e tal como estes, já ocorreram outros resultados assim similares.
Os 18,5 por cento de partidas com diferença de golos de três ou mais golos desta temporada vêm, assim, suceder aos 11,9 por cento que se registaram na época passada até 3 de abril de 2017. Ainda assim, a Liga Portuguesa encontra-se apenas em nono lugar no que concerne a 29 competições da Europa do futebol, relativamente a 2017/18. O campeonato onde se regista a maior percentagem de jogos com essa diferença de golos é o cipriota (27%), seguido do inglês (21,9%), do suíço (21,7%), do esloveno (21,2%), do búlgaro (20,9%), do italiano (19,8%) e do dinamarquês (19,2%). O espanhol surge logo a seguir ao português, com 17,9%, o francês com 17, 6% e o alemão com 11,1%. A competição onde se regista a maior percentagem é… a Liga dos Campeões, com 29,5% e a maior evolução da temporada passada para esta, com um aumento de 8,5%.
No que diz respeito à média de diferença de golos por jogo, o campeonato português situa-se no pódio, com 1,55. A competição nacional está somente atrás da Champions (1,87) e da liga cipriota (1,75). Desde 2016/17 para 2017/18, o principal escalão português registou um aumento de 0,30 na média de diferença de golos por partida disputada. Mais um sinal que está a acontecer cada vez mais uma discrepância de nível na globalidade das equipas do campeonato português.