Revista de Imprensa
A confirmação de um candidato ao título e o adeus de um símbolo
2018-09-25 09:20:00
Os principais temas que marcam a atualidade futebolística na manhã desta terça-feira.

O triunfo do SC Braga sobre o Sporting (1-0), na noite de segunda-feira, é o principal destaque das manchetes desportivas de hoje. Os bracarenses colaram-se ao Benfica na liderança da Primeira Liga, com 13 pontos. No Bancada, o jornalista António José Oliveira viu a “matreirice de uma raposa enganar um leão generoso”, tal como pode ler na crónica do jogo que ficou resolvido com um golo de Dyego Sousa. Nas reações ao encontro, Abel Ferreira, treinador dos minhotos, deixou elogios a Eduardo, jogador que fez a assistência para o golo depois de ser lançado em campo. José Peseiro, técnico do conjunto leonino, considerou que “o resultado justo seria um empate”.

Na imprensa desportiva nacional, destaca-se a confirmação do SC Braga como candidato ao título nesta época. “Candidato, sim senhor”, escreve o jornal O Jogo. O Record, por seu turno, salienta que os bracarenses chegaram à liderança do campeonato “por vontade de própria”, enquanto que n’A Bola o nome de Dyego Sousa é o principal protagonista. “Dyego pensa grande”, pode ler-se na publicação, sendo que o avançado brasileiro está agora isolado no topo da lista de principais artilheiros da Primeira Liga, com cinco golos, um a mais do que Aboubakar e Pizzi.

Outro dos temas em grande destaque nesta terça-feira é a possível retirada de Luisão. De acordo com a generalidade da imprensa desportiva portuguesa, o central prepara-se para pendurar as chuteiras aos 37 anos e rescindir contrato com o Benfica devido à pouca utilização. A decisão deve vir a ser comunicada nos próximos dias, de acordo com as publicações, sendo que o brasileiro pode integrar a estrutura das águias num futuro breve, depois de um período de férias.

Ainda no Benfica, a lesão de João Félix preocupa, com o jovem que fez um dos golos dos encarnados frente ao Aves a falhar o clássico contra o FC Porto, ao que tudo indica. O tempo de paragem deve ser de duas semanas, de acordo com as publicações desportivas. Grimaldo também saiu com mazelas do último encontro das águias (recorde o historial de lesões do lateral), mas ainda é hipótese para ir a jogo em Chaves (quinta-feira, sexta jornada do campeonato). Por falar em Trás-os-Montes, não vão ser permitidos adereços do Benfica na bancada central dos flavienses.

O FC Porto teve boas notícias durante o dia de ontem, com Mbemba a evoluir para treino integrado de forma condicionada com o resto do plantel. Ainda nos azuis e brancos, Aboubakar ficou a saber que foi convocado para os próximos compromissos da seleção dos Camarões. Um dos jogadores em alta no reino do Dragão é Éder Militão, central brasileiro que pegou de estaca no onze da equipa de Sérgio Conceição. De acordo com O Jogo, a “cotação de Militão dispara” com o estatuto de titular, a estreia na Liga dos Campeões e na seleção canarinha, o que lhe multiplica por dez o valor de mercado. De recordar que o FC Porto pagou quatro milhões de euros pelo defesa.

Na segunda-feira, ficou confirmado que Luka Modric sucede a Cristiano Ronaldo como vencedor do prémio ‘The Best’, troféu da FIFA que destaca o melhor jogador do ano. Ronaldo e Messi mereceram algumas críticas por não marcarem presença na gala de ontem. Fique a conhecer todos os vencedores dos troféus entregues pelo organismo que rege o futebol mundial.