Modalidades
Jogador do Sporting ajuda na produção de máscaras e viseiras
2020-03-27 17:40:00
"Estamos em casa e temos os profissionais de saúde a trabalhar para nós", explica Erick Mendonça

Impedido de brilhar nas provas de futsal devido à pandemia de covid-19, Erick Mendonça, do Sporting, tem apostado na produção de equipamento de proteção para profissionais de saúde, fabricando máscaras e viseiras.

A ideia surgiu a partir da conversa com um amigo. Depois, recorreu a um tio, que "tem uma impressora 3D", contou, em declarações à Sporting TV.

"A máscara é feita de plástico. A impressora faz tudo, depois é colocada uma espuma para não magoar o rosto e um elástico para a segurar à cabeça. É ainda acrescentada uma viseira de acetato para proteger os profissionais de saúde", descreveu.

O que começou como uma iniciativa para ajudar uma rede de amigos ganhou "proporções enormes", ainda para mais com a pandemia a revelar a falta desse equipamento de proteção nos hospitais portugueses.

"Feliz por poder ajudar", Erick Mendonça tem aproveitado o dever de recolhimento para dar uma maior ajuda na produção.

"Não sei quantas máscaras já foram produzidas, mas estamos a unir esforços para conseguir o maior número possível. A ideia é ajudar o maior número de profissionais de saúde possível. Há hospitais que receberam as máscaras inicialmente para experimentar, gostaram muito e pediram mais", salientou.

"É fundamental ajudarmos quem nos ajuda", frisou o jogador: "Se pudermos fazer alguma coisa, mesmo que não seja muito, porque não? É muito gratificante, mas não estamos a fazer nada por aí além. Estamos em casa e temos os profissionais de saúde a trabalhar para nós. Não é mais do que a nossa obrigação".