Modalidades
Bernardo Sousa castigado pela FPAK por consumo de cocaína
2019-10-18 10:50:00
“Na vida nunca podemos ter o melhor de dois mundos”, reagiu o piloto madeirense, que já assumiu o erro

“Por decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting”, foi aplicada a “pena de suspensão de dois anos”, refere comunicado da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), que determina ainda “a anulação de resultados obtidos na prova em questão, bem como em competições posteriores”.

Em causa um controlo feito ao piloto madeirense no rali Sical, na terceira prova do Campeonato Açores de Ralis, entre 7 e 8 de junho, onde foi detetada a presença de cocaína, substância proibida pelo regulamento das competições.

Inicialmente, Bernardo Sousa alegou que o controlo se devia ao uso de uma substância médica: "Por motivos relacionados com dificuldades respiratórias, utilizei um medicamento inalável que melhora a atividade brônquica e pulmonar. Reconheço, agora, que o terei feito, inadvertidamente, em doses supraterapêuticas, que redundaram num controlo positivo", alegou publicamente, a 09 de julho, o campeão nacional de 2010, através das redes sociais.

Depois desta alegação pública nas redes sociais, em 09 de julho, no decorrer do processo, o campeão nacional de 2010 reconheceu ter consumido cocaína "numa festa na Costa da Caparica no dia 25 de maio".

A sanção proposta inicialmente pelo Conselho de Disciplina da Federação era de um ano, com seis meses de pena suspensa. No entanto, o parecer obrigatório da Autoridade Nacional Antidopagem (ADOP), de caráter vinculativo, alterou a pena para dois anos, deduzindo o tempo de suspensão preventiva já cumprido.

Como atenuantes, foram considerados o facto de não ter qualquer condenação nos três anos anteriores, o ter admitido o uso da substância proibida, "ainda que tardiamente", e o "arrependimento demonstrado".

Entretanto, nas redes sociais, Bernardo Sousa voltou a comentar o episódio.

“Na vida nunca podemos ter o melhor de dois mundos! No dia em que volto a sentir a alegria de conduzir um carro de ralis recebo a decisão da minha suspensão. É um momento difícil mas é com toda a serenidade e respeito que aceito esta decisão! Nada me fará desistir de um dia voltar. É hora de refletir e redefinir novos objetivos para um futuro que parece ter novas portas para mim, e continuar focado no trabalho que estou neste momento a fazer. Obrigado a todos aqueles que me ajudaram!”, escreveu.