RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa
Liga Bancada
Liga NOS Virtual: Transferências e Wildcard
2019-08-07 11:40:00
Como gerir a tua equipa ao longo da competição

Como já sabes, o plantel de 15 com que começas a competição pode e deve sofrer alterações ao longo da temporada. Haverá sempre jogadores que se vão lesionar, que vão estar suspensos, que vão ter menos minutos do que achavas, que não vão render tanto como esperavas, etc. Haverá muitas e variadas razões para quereres afinar a tua equipa.

O mercado na Liga NOS Virtual encerra 1 hora antes do primeiro jogo da jornada. A partir desse momento, já podes fazer transferências para a jornada seguinte, mas recomendamos-te que não sejas demasiado apressado — tens até 1 hora antes do início da jornada seguinte para fazer as mexidas. Há sempre a possibilidade de lesões durante a semana e outros imprevistos que te podem deixar em maus lençóis. De facto, quanto mais perto do fecho do mercado, melhor. Se não puderes esperar até tão tarde, tens de as fazer mais cedo e esperar que corra tudo pelo melhor.

Para cada nova jornada terás 2 transferências grátis. Podes fazer mais, mas cada extra vai custar-te 4 pontos de penalização. Se não usares as duas transferências, podes acumular uma para a jornada seguinte, Ou seja, se não fizeres nenhuma transferências, perdes uma que podias ter feito.

Gestão de transferências

A gestão destas transferências, por serem um recurso limitado, deve ser bem pensada. Uma suspensão de um jogo, por exemplo, pode ser motivo insuficiente para tirares um jogador, se tiveres outras transferências mais urgentes para fazer. Mas se um jogador ficar de fora mais jogos — por lesão ou suspensão — , deves tirá-lo da tua equipa.

Como o orçamento é limitado, podes ter de fazer alguma ginástica com os preços. Imagina que tens um avançado barato e precisas de colocar um dos mais caros, que dê mais garantias de pontos. Podes não conseguir fazer a transferência numa só jornada, mas em duas talvez já dê. Isto é, vais trocando jogadores de preço médio-alto por alguns mais baratos até teres o orçamento suficiente para contratar o jogador caro que querias.

Outro dado a ter em conta é o calendário da Liga. Às vezes, um jogador pode ter uma sequência de jornadas muito favorável, seguida de outra muito complicada. Se tiveres isso em conta, não irás contratar jogadores que vais querer mandar embora logo na jornada seguinte, nem vais livrar-te de alguém só porque a próxima jornada é má quando as outras a seguir são boas.

Wildcard

Além das duas transferências por jornada, vais ter dois Wildcards para usar ao longo da competição. O primeiro pode ser usado na primeira volta da Liga, isto é, até à jornada 17. O segundo é para a segunda volta, a partir da jornada 18. O Wildcard permite-te, no momento em que o activas, fazer transferências ilimitadas para a jornada seguinte.

Em termos estratégicos, o mais habitual é usar o primeiro Wildcard nas jornadas iniciais, se vires logo que o arranque não está a ser famoso, ou nas jornadas finais da primeira volta, porque se não depois ficas só com um. Claro que, se não usares no início, podes ter que o usar a meio da primeira volta, se tiveres uma epidemia de lesões ou alguma catástrofe futebolística do género.

O segundo Wildcard, na segunda volta do campeonato, é mais fluido. Como a segunda volta começa em Janeiro, durante o mercado de Inverno, o fim desse mercado e as semanas seguintes podem ser uma boa altura, se houver mexidas significativas na Liga. Podem chegar alguns jogadores que se assumam como titulares e que queiras ter na tua equipa. Se não o usares aí, fica ao teu critério perceber quando é a melhor altura.

Usar as transferências e os Wildcards de forma eficaz é meio caminho andado para o sucesso. É um bocado como nas corridas automóveis, onde as paragens eficazes nas boxes podem ditar o triunfo no final.

Fonte: RealFevr