Grande Futebol
Zack Steffen, a mais recente aposta de Guardiola para a baliza com selo de MLS
2018-12-12 18:00:00
O Manchester City voltou a recorrer à MLS para contratar e desta feita a aposta é para a baliza.

Não é apenas de nomes estratosféricos que se fazem as contratações do Manchester City, situação comprovada pela mais recente aquisição do campeão inglês. Zack Steffen, guarda-redes do Columbus Crew, prepara-se para ser reforço dos citizens, anunciou o clube da Major League Soccer, naquela que é uma das transferências mais surpreendentes dos citizens em tempos recentes. Embora não tenha revelado quais são os valores que envolvem o negócio, o emblema do estado de Ohio deu conta, através de comunicado, que se trata da “maior transferência de sempre do clube e a mais cara de sempre de um guarda-redes da MLS”.

Eleito como o melhor guarda-redes do campeonato norte-americano em 2018, Zack Steffen tem escola alemã no trajeto. Com dupla nacionalidade germânica, o internacional pela seleção dos Estados Unidos já saiu do país de origem e a ida para o Manchester City não será a primeira experiência no futebol europeu. Em 2014, o jovem guardião deixou o Maryland Terrapins para rumar à Alemanha, mais precisamente ao SC Friburgo. Por lá, integrou a equipa B, pela qual realizou 14 encontros. No entanto, a passagem por solo germânico foi esporádica e em 2016 voltou aos Estados Unidos, primeiramente por empréstimo ao Pittsburgh Riverhounds e depois a título definitivo para o Columbus Crew.

Entre a afirmação recente na Major League Soccer, destacam-se atributos de Zack Steffen como a habilidade no passe e jogo de pés, assim como a experiência que tem em jogar num estilo baseado na posse de bola no Columbus Crew, situação que irá encontrar no Manchester City e que pode, assim, vir a permitir uma adaptação mais rápida. Ainda assim, deve ser assinalado que o guardião de 23 anos não tem licença de trabalho para Inglaterra, situação que deverá ser tratada até à próxima temporada, de acordo com o site ‘Goal’.

A contratação de Steffen vem comprovar que os responsáveis do Manchester City estão atentos ao que se passa no futebol dos Estados Unidos. Recentemente, já os citizens tinham contratado Jack Harrison, extremo inglês que já passou pelo New York City FC e está atualmente cedido ao Leeds United. Em janeiro, o City adquiriu também Erik Palmer-Brown, defesa que já esteve na equipa B e nos juniores do FC Porto. O jogador norte-americano de 21 anos está atualmente emprestado ao NAC Breda, da Holanda.

Embora a contratação de Zack Steffen esteja a dar que falar, o mais provável é que o jovem guarda-redes seja cedido para ganhar minutos e vir um dia a ter oportunidade na equipa principal do Manchester City. O Girona FC, clube que está ligado aos citizens, através de Pep Guardiola, afigura-se como a solução mais viável para um empréstimo, mas o Nice também surge como hipótese, tendo em conta que o treinador Patrick Vieira está familiarizado com aquilo que a MLS pode oferecer.