Grande Futebol
Yeray, uma batalha de superação contra o cancro e o regresso aos relvados
2017-12-11 09:30:00
Yeray colocou em pausa o futebol por duas vezes na ainda curta carreira devido ao cancro, mas o regresso está aí.

Uma história de superação numa batalha que parece não ter fim, mas que tem vindo a ser conquistada a pouco e pouco. Yeray Álvarez é protagonista de uma dura ‘guerra’ contra o cancro, que desde dezembro de 2016 tem debelado a carreira futebolística do jovem espanhol. Um ano depois, após outra recaída, o central basco prepara-se para regressar aos relvados e à competição, sendo já elemento integrante dos treinos da equipa principal do Athletic Bilbau, com participação nas 'peladinhas' e projeção de retorno completo para o início do próximo ano.

Tudo começou em dezembro de 2016. Numa fase da jovem carreira em que Yeray era já um dos esteios defensivos do Athletic Bilbau, foi-lhe detetado um tumor no testículo direito. Uma situação que começa a ganhar cada vez mais contornos no desporto rei, com casos recentes como o de Eric Abidal (superou um cancro no fígado), Tito Vilanova (faleceu após dois anos de luta contra um cancro na glândula parótida em fase terminal), ou de Eduardo Berizzo, treinador do Sevilha FC que anunciou há poucos dias que estava a contas com um adenocarcinoma da próstata (entretanto já foi operado).

Porém, logo em janeiro deste ano chegou a esperança. O jovem espanhol submeteu-se a uma orquiectomia (remoção cirúrgica total ou parcial de um dos testículos) e a 19 desse mês, Yeray recebeu alta médica e pôde voltar aos relvados. O regresso teve lugar em Camp Nou, diante do FC Barcelona, qual palco para um retorno ao fenómeno que motiva paixões pelo mundo fora. O Athletic Bilbau perdeu essa partida por 3-0, mas o mais importante nesse dia 4 de fevereiro foi voltar a ver Yeray a pisar o terreno de jogo.

Quando tudo parecia estar bem, nova recaída. Em junho, então integrado no estágio da seleção sub-21 espanhola, antes do Europeu da categoria, Yeray voltou a receber notícias que ninguém quer ter. Voltou a estar a contas com um tumor e dessa feita houve apenas uma solução: a quimioterapia. Ainda assim, o defesa nunca se mostrou abalado pela situação. “Vou vencer esta batalha”, escreveu pouco depois nas redes sociais. Yeray teve sempre o apoio do Athletic Bilbau e dos colegas, que inclusive chegaram a rapar o cabelo num gesto pleno de simbolismo. Alguns meses mais tarde, está à vista novo regresso.

No fim de novembro, o departamento médico do emblema basco deu conta de que Yeray estava preparado para regressar, aos poucos, à competição. Ainda não existe uma data concreta para a primeira vez em que o central de 22 anos irá estar presente na convocatória de José Ziganda, mas os prognósticos apontam para que tal situação ocorra entre o final deste ano e o início de 2018, numa história que, por agora, tem um final feliz.

O ‘axadrezado’ Eduardo Ferreira também trava batalha

Em Portugal, também existem casos de cancro no futebol. No Boavista, Eduardo Ferreira, mais conhecido por Edu, luta contra um cancro na perna direita, situação que o levou a interromper a carreira futebolística apenas com 19 anos. Agora com 20, os axadrezados tiveram recentemente um gesto de assinalar para com o jovem, ao procederem à renovação de contrato que inicialmente terminava no fim desta época. O avançado ficará, assim, ligado contratualmente ao Boavista até ao término da temporada 2018/19.