Grande Futebol
Willian José, o homem que roubou o lugar a Jonas na seleção
2018-03-12 18:50:00
Tite justifica chamada do avançado da Real Sociedad pelo bom jogo aéreo do camisola 12

Chama-se Willian José, tem 26 anos, e joga na Real Sociedad. É este o homem que Tite preferiu chamar à seleção brasileira em detrimento do benfiquista Jonas. O jogador que adora a camisola 12 chegou à Europa em 2014 com destino ao Real Madrid. Acabou por fazer 16 jogos, mas pela equipa B, ao serviço da qual apontou quatro golos, tendo depois efetuado um único desafio no conjunto principal. Hoje em dia, é o goleador referência da Real Sociedad. Com características bem diversas de Jonas, distingue-se pelo poderio evidenciado no jogo aéreo. 

"É um pivô, mas tem mobilidade. É alto, mas movimenta-se e cabeceia muito", afirmou esta segunda-feira o selecionador da canarinha, justificando a razão de ser da sua opção. "Tem números bons em campeonatos importantes. Se encontras uma linha de cinco, com uma de quatro à frente, em alguns momentos, com um balanço da bola, podemos infiltrar-nos pelo lado para criarmos cruzamentos, e nessa altura precisamos ter um grande cabeceador, com presença na área. Willian José, ou Jô, oferecem isso."

Segundo Tite, que não deixou de admitir que poderia ter dado uma oportunidade a Jonas, a evolução do jogador da Real Sociedad foi um factor determinante. "Os meus critérios? A liga espanhola, as duas grandes temporadas do Willian José e o seu crescimento. Mas posso dizer que, por vezes, a diferença para tomar uma decisão é ténue", referiu, explicando que outros, como Jonas, tiveram mesmo de ficar de fora: "Por cada um que eu escolha haverá sempre outro que poderia ter tido uma oportunidade. É o caso do Jonas."

O treinador da canarinha confessou ainda que, "se tivesse mais tempo, teria dado uma oportunidade a uma série de outros jogadores" tendo em vista os jogos de caráter particular diante da Rússia e da Alemanha, os dois últimos antes do Campeonato do Mundo, onde o Brasil, uma vez mais, surge como um dos grandes favoritos.

Willian José reagiu com emoção à chamada de Tite. "É um dia especial na minha carreira. Agradeço, primeiramente, a Deus por esta convocação para a seleção. Agradeço à minha família, staff, amigos, à Real Sociedad, companheiros de clube e os nossos torcedores por este grande momento. Vou continuar a trabalhar firme e com dedicação para me apresentar bem e representar o nosso país. Estou orgulhoso e com muita satisfação por voltar a vestir esta camisa", afirmou o jogador que já havia integrado os escalões mais jovens da canarinha.

No mesmo número de temporadas, mas em campeonatos de nível qualitativo diferentes, Willian José e Jonas transformaram-se em máquinas de marcar golos. Os números do benfiquista são, ainda assim, bastante superiores. O avançado da Real Sociedad contabiliza 55 golos nas últimas cinco épocas, enquanto o camisola 10 do Benfica soma 129 golos no mesmo número de temporadas.

Os números de Willian José na Europa:

2013/14  Real Madrid B – 16 jogos – quatro golos

2013/14  Real Madrid - 1 jogo - zero golos

2014/15  Saragoça FC – 38 jogos – 10 golos

2015/16  Las Palmas – 34 jogos – 10 golos

2016/17  Real Sociedad – 34 jogos – 14 golos

2017/18  Real Sociedad – 30 jogos – 17 golos

Os números de Jonas desde que Willian joga na Europa

2013/14  Valência CF - 40 jogos - 10 golos

2014/15  Benfica - 35 jogos - 31 golos

2015/16  Benfica - 48 jogos -36 golos

2016/17 Benfica - 28 jogos - 18 golos

2017/18 Benfica - 37 jogos - 34 golos