Grande Futebol
William Carvalho, a fadiga mental e o valor da paciência
2018-11-14 23:00:00
A influência de William no Betis tem a vindo a crescer nos últimos jogos e culminou com uma bela exibição em Camp Nou

A exibição de William Carvalho diante o FC Barcelona, elogiada pela imprensa espanhola, foi o culminar da melhoria demonstrada nos últimos jogos e o resultado da paciência de Quique Setién,o treinador do Betis que tem uma teoria sobre a melhoria de rendimento do internacional português: a presença no campeonato do Mundo e a fadiga mental que ataca todos os jogadores que tenham estado na competição.

Após o jogo com o FC Barcelona, em que William esteve em plano de destaque, o técnico Quique Setién elogiou a exibição do português afirmando que o médio está a "exprimir-se melhor". E explicou a teoria para isso. "A maioria dos jogadores que vieram do Mundial passaram por uma fase de fadiga mental". E por esse motivo, segundo o técnico do Betis, "é preciso dar tempo a eles" para voltarem à boa forma. E é o que parece estar a acontecer com William Carvalho. Setién descreve William como "um extraordinário jogador" que depois da presença no Mundial e a lesão "está a adaptar-se à nossa maneira de jogar e está a entende-la muito bem".

Andrés Guardado, médio mexicano do Betis, em declarações à televisão do clube, corrobora da mesma ideia que o técnico espanhol. "A palavra paciência é difícil de aceitar no futebol, nos adeptos, na imprensa. Mas as pessoas, por vezes, não entendem os tempos no futebol. Cada jogador tem um diferente tempo de adaptação, à equipa, ao ritmo do jogo, ao estilo, aos adversários".

Para o companheiro de equipa de William Carvalho, "é preciso uma sequência de três ou quatro jogos que ele tem vindo a aumentar". A exibição do internacional português em Camp Nou "foi o culminar do nível dele", congratuala-se Andrés Guardado.

William Carvalho chegou ao Betis no último verão gerando grandes expetativas. Uma lesão muscular ao serviço da seleção nacional com a Itália a 10 de setembro e o desgaste de ter disputado o Mundial da Rússia atrasaram a afirmação do internacional português. Depois da lesão muscular, William demorou a entrar na equipa espanhola, mas à sétima jornada, diante do CD Leganés, onde jogou dez minutos para substituir Antonio Barragán e conduziu a equipa ao triunfo. Daí para a frente começou a jogar com regularidade até somar 935 minutos, num total de 12 jogos até ao momento.
Wendel sobre William Carvalho: "Deus me livre, muito craque"

A boa exibição de William Carvalho nem escapou a Wendel, jogador do atual plantel do Sporting. "Deus me livre, muito craque", escreveu o jogador, de 21 anos, no Twitter, publicando um vídeo com os melhores momentos do internacional português na partida com os catalães, onde se destaca a abertura para Júnior Firpo que silenciou o Camp Nou, dando aoirgem ao primeiro golo dos verdiblancos.



Wendel e William Carvalho partilharam o balneário dos leões na segunda metade da última temporada, depois do jovem ter sido contratado no mercado de inverno ao Fluminense e de ainda não ter-se afirmado na equipa leonina.