Grande Futebol
"Vitória do génio coletivo"
2019-06-05 21:55:00
Fernando Santos afirma que Portugal "teve as melhores oportunidades de golo"

Cristiano Ronaldo assinou um hat-trick, mas Fernando Santos salientou que o talento do capitão só foi possível graças ao "génio coletivo", destacando a exibição consistente da Seleção Nacional.

"Sabíamos, porque analisámos, que a equipa da Suíça tinha jogado com três defesas. Procurámos, jogando desta forma, em losango, condicionar a saída da Suíça através do Xhaka e, por outro lado, ter um jogador criativo como o Bernardo naquela zona central. Tivemos períodos em que funcionou bem, noutros nem tanto, talvez por alguma ansiedade. Fizemos um jogo muito rápido, sempre a pressionar, quando, em alguns momentos, era preciso serenar, ter a bola. Alternámos coisas boas e menos boas", descreveu.

"Nos últimos dez minutos a equipa começou a ter mais bola, a sair com mais qualidade, depois a qualidade individual veio ao de cima", salientou, embora admitindo que Portugal passou por "alguns momentos de ansiedade".

"Faltou um bocadinho de circulação, a equipa suíça obrigou-nos a correr, mas os jogadores mereceram a vitória, Portugal teve as melhores oportunidades de golo", concluiu Fernando Santos, lembrando que, "desde 2014, esta equipa perdeu apenas três vezes, uma delas nas grandes penalidades".