Grande Futebol
Vinícius Júnior, o novo prodígio do Brasil que até já supera Neymar
2018-03-17 17:55:00
17 anos, faro de golo e um talento que faz lembrar Neymar. Vinícius Júnior é o novo fenómeno do futebol brasileiro.

As comparações entre Vinícius Júnior e Neymar são inevitáveis. Ambos fizeram a estreia profissional muito jovens, encantaram o Brasil com os primeiros passos que deram no desporto rei, deixam as defesas adversárias para trás como poucos o conseguem e a primeira experiência na Europa é proporcionada por autênticos colossos. No caso de Neymar, foi o FC Barcelona quem levou a maior esperança brasileira do Santos FC. Vinícius Júnior, de 17 anos, tem brilhado no Flamengo e já tem acertada uma futura transferência para o Real Madrid. Ainda assim, o jovem prodígio tem suplantado o astro do Paris Saint-Germain... em vários capítulos.

A mais recente façanha de Vinícius ocorreu há um par de dias, em plena estreia na Taça dos Libertadores. Bastaram 23 minutos em campo para o prodígio canarinho dar a volta ao jogo entre o Flamengo e o Emelec e assinar mais uma exibição que correu o mundo. O atacante de 17 anos entrou em campo aos 67’, com a sua equipa a perder por 1-0 e marcou os dois golos que resultaram no triunfo do conjunto brasileiro. E que golos (é caso para ver e rever)! É precisamente aqui que começam as comparações… pois Neymar fez o primeiro golo na Libertadores ao terceiro jogo que realizou, em março de 2011, então com 19 anos e um mês, diante do Colo Colo. Pois bem, Vinícius assinou o primeiro tento na principal prova sul-americana de clubes com 17 anos e oito meses.

Num momento em que se fala cada vez mais na possibilidade de Neymar vir a vestir a camisola do Real Madrid, tem sido curiosamente um jovem brasileiro a despertar cada vez mais a cobiça dos adeptos merengues. Vinícius completa 18 anos em julho e será nessa altura que os dirigentes dos madrilenos e os do Flamengo se irão reunir para acordarem se o jovem rumará de imediato à capital espanhola ou se irá continuar emprestado ao Fla. O vice-presidente do Flamengo, Ricardo Lomba, já deu conta que “é possível a continuidade”, em declarações reproduzidas pelo Globo. A verdade é que foram já 45 os milhões de euros que o Real Madrid colocou nos cofres do emblema canarinho, valor que demonstra nitidamente a fé que o clube espanhol deposita na jóia brasileira.

E porque é que Vinícius vale tudo isso? O primeiro contrato profissional que assinou, com 16 anos, tinha estipulada uma cláusula de rescisão de 24 milhões de euros (o primeiro de Neymar, apenas com 14 anos, tinha cláusula de 20 milhões). Nesse mesmo contrato, o salário anual de Vinícius era de 1,7 milhões de euros, valor superior aos 1,1 milhões que Neymar ganhava no primeiro vínculo com o Santos. Além disso, é necessário referir que Vinícius fez a estreia profissional com 16 anos e dez meses, diante do Atlético Mineiro, ao passo que Neymar o fez com 17 anos e um mês, em março de 2009, num encontro frente ao Oeste. No que toca ao primeiro golo profissional, ambos se igualam com 17 anos e um mês. Em 15 partidas pela seleção sub-17 brasileira, Vinícius fez 12 golos, enquanto Neymar marcou um em três encontros.

Tal é o espetáculo que Vinícius exibe dentro das quatro linhas e as semelhanças com o estilo de jogo de Neymar, que a imprensa espanhola, mais precisamente a Marca e o AS, já avançaram que o Real Madrid pretende que o jovem prodígio rume à capital espanhola o mais rápido possível… tudo para o proteger. Os merengues estão preocupados com as entradas que o jovem sofre no relvado e temem que se possa lesionar, referiram as publicações acima citadas. Quer vá para Madrid em junho, ou somente no próximo ano, poderemos estar a assistir a mais um fenómeno único no desporto rei, que até já supera Neymar… em certos aspetos. A chamada à seleção brasileira estará para breve?