Grande Futebol
Vencer rival direto é essencial para manter vivo o sonho do pote 1
2019-10-14 11:50:00
Portugal precisa de terminar o grupo na liderança para poder ser cabeça de série na fase final

A seleção nacional pode apurar-se já esta noite para a fase final do Campeonato da Europa como um dos dois melhores do grupo B, mas terminar no primeiro lugar é bem melhor tendo em vista o sorteio da fase final.

São apuradas diretamente 24 equipas: os vencedores dos dez grupos, os segundos classificados e as quatro seleções que se apurarem através do playoff.

Essas 24 equipas serão então divididas por quatro potes para o sorteio da fase final, sendo essa divisão estabelecida pela 'classificação final' no apuramento.

Isto significa que no primeiro pote, o dos cabeças de série, entram os seis melhores dos vencedores dos oito grupos, com as dez seleções restantes a 'cairem' para o pote 2, juntamente com os dois melhores segundos classificados da fase de qualificação.

Assim, se Portugal vencer o grupo B, tem presença assegurada num dos dois principais potes.

Se encerrar a qualificação no segundo poste, a seleção nacional pode, no pior cenário, ficar no pote 4, juntamente com os vencedores do playoff e o 'outro' pior segundo classificado.

São contas ainda difíceis de fazer com a qualificação em curso, mas é preciso atender que a Bélgica venceu as oito partidas que realizou, tal como a Itália nas sete jornadas que já disputou.

No grupo de Portugal, a Ucrânia é o rival direto, pois veio empatar à Luz na jornada inaugural e desde então só soma vitórias (cinco), ao passo que a seleção nacional voltou a empatar em casa (também na Luz), com a Sérvia.

A Ucrânia lidera com 16 pontos (e mais um jogo do que Portugal e Sérvia), com a equipa de Fernando Santos no segundo poste, com 11. Em caso de vitória em Kiev, a seleção nacional soma 14 e, derrotando a Lituânia a 14 de novembro (folgam os ucranianos), sobe à liderança do grupo, mantendo vivo o sonho de ficar no pote 1 para o sorteio da fase final do Euro'2020.