Grande Futebol
"Uma equipa pode ser dominante sem a bola". Mourinho explica o conceito de posse
2019-06-28 19:00:00
Técnico português em mais um comentário para o 'The Coaches Voice'

José Mourinho voltou a dar uma 'lição' sobre futebol. Num vídeo divulgado esta sexta-feira pela plataforma 'The Coaches Voice', o técnico português explica o seu pensamento tático sobre a importância da posse de bola numa equipa, a reação à perda e outras abordagens táticas. 

"Uma coisa que nunca vai mudar, é que a equipa que marca mais golos é a equipa vencedora. Para mim, esse é um ponto fundamental do jogo e há muitas formas de conseguir. Depois, na minha opinião, é uma questão sobre a competição em que estás inserido e que jogadores tens à tua disposição", começou por dizer. 

"Há muitos pontos a discutir. Um deles é que a equipa que tem mais posse de bola é a equipa mais dominadora, mas depende da forma como olhas para isso. Uma equipa sem bola pode ser dominadora. Quando digo dominadora estou a dizer que pode controlar o jogo. Uma equipa que está mais confortável com a bola, tem de saber o que fazer quando não a tem. Se uma equipa não tem a bola, está a defender e não sabe o que fazer quando recupera a posse, torna-se numa equipa defensiva e o teu destino está nas mãos dos teus adversários", continuou.

"Quando um treinador e uma equipa têm um certo estilo de jogo, com princípios de jogo, alguns desses princípios é na tentativa de ser dominante, mas tu tens que conseguir cobrir todos os momentos do jogo. É por isso que, há 20 anos, quando comecei a treinar, eu tentei criar um estilo de jogo claro nos momentos em que tínhamos a bola e quando o adversário a tinha, a transição quando a recuperas e quando a perdes. Uma equipa de topo tem que controlar todos estes momentos", explicou José Mourinho.

Veja as declarações do técnico português.