Grande Futebol
UEFA pondera medida que agradará aos clubes portugueses que disputem a Champions
2019-07-04 13:10:00
Presidente da UEFA dá o exemplo do Ajax, que se apurou para as meias-finais e enfrenta agora as pré-eliminatórias

A UEFA estuda a possibilidade de garantir o apuramento para a edição seguinte a equipas que cheguem a fases mais avançadas da Liga dos Campeões, o que defende clubes que não são favoritos à vitória na competição, como é o caso dos representantes portugueses.

O exemplo do Ajax (clube que chegou às meias-finais, na época passada, e está agora nas pré-eliminatórias) levou o organismo que superintende o futebol europeu a agir.

"Uma ideia que temos é que os clubes que consigam chegar a uma certa fase da competição possam competir na edição seguinte", revelou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, em entrevista ao jornal britânico 'The Times'.

"Gostaríamos de proteger equipas como o Ajax, este ano, ou Mónaco e Leicester", referiu o esloveno, lembrando que o Ajax chegou às meias-finais na última época e "agora vão ter de vender os seus jogadores, porque não sabem se vão apurar-se para a Liga dos Campeões deste ano". 

O dirigente diz que esta ideia será debatida com clubes e federações em setembro, em reunião. 

Portugal tem, neste momento, apenas uma vaga garantida: o campeão nacional. O segundo classificado tem de passar por duas pré-eliminatórias (é o caso do FC Porto, na presente temporada).

Ceferin garantiu ainda, por outro lado, que a Superliga Europeia "nunca acontecerá" enquanto liderar a UEFA e prometeu estudar uma Taça dos Campeões entre o vencedor do Euro de seleções e da Copa América e diz estar já a trabalhar com a CONMEBOL nesse sentido.