Grande Futebol
UEFA pede que campeões sejam encontrados em campo e não na secretaria
2020-04-03 09:30:00
Organismo europeu apela às federações para não seguirem o exemplo da Liga belga

A UEFA, a Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla inglesa) e a Associação de Ligas Europeias (EL) emitiram uma carta conjunta onde é pedido às federações para que terminem os campeonatos em campo e sejam aí decididos os campeões, quem sobe, quem desce e as equipas apuradas para as provas europeias.

"Qualquer decisão de abandonar agora as competições nacionais é neste momento prematuro e injustificado", pode ler-se na carta assinada por  Aleksander Ceferin, Andrea Agnelli (também presidente da Juventus) e Lars-Christer Olsson, presidentes da UEFA, da ECA e da Associação de Ligas Europeias, respetivamente.

Na carta a que a agência Associated Press teve acesso, estes três responsáveis salientam ser "fundamental que mesmo uma situação disruptiva como esta não impeça que as competições sejam terminadas em campo e que todos os títulos sejam atribuídos de acordo com os resultados".

É ainda destacado que "um fim prematuro traria dúvidas" e é também apelado que as federações não sigam o exemplo belga, quer dar por terminado o campeonato, entregando o título à equipa que está atualmente na liderança.

A decisão está apenas pendente de aprovação em Assembleia-Geral com todos os clubes da primeira divisão belga, uma decisão inédita no panorama europeu.

Devido à pandemia da Covid-19 na Europa, praticamente todos os campeonatos estão suspensos, não havendo uma data para o regresso dos mesmos.

Tags: