Grande Futebol
UEFA determina o que treinador do Sporting pode e não pode fazer
2019-10-03 11:30:00
Silas não tem o nível IV UEFA Pro para orientar equipas nas provas europeias

O Sporting já sabe o que Jorge Silas pode e não pode fazer durante o encontro da Liga Europa, nesta quinta-feira, que marca a estreia do novo timoneiro leonino no comando técnico a nível europeu, ainda que este na teoria não seja o treinador na ficha de jogo.

Sem o nível IV (UEFA Pro) para orientar equipas em provas europeias, Silas poderá estar no banco mas apenas pode dar algumas indicações para dentro de campo, como se de um adjunto se tratasse.

De resto, Silas não pode estar de pé nem utilizar a área técnica, destinada aos treinadores durante os jogos.

Depois de já ter sido impedido de fazer a antevisão ao jogo em conferência de imprensa, Silas não pode ir à 'flash interview' nem à conferência de imprensa que se segue ao apito final.

Essas funções devem ser desempenhadas por Emanuel Ferro. Este treinador, que faz parte da equipa técnica de Silas, já fez o lançamento da partida e poderá estar em pé e percorrer a área técnica durante o encontro. De resto, no site oficial da UEFA é ele que aparece como treinador dos leões.

Caso Silas não cumpra aquilo a que está obrigado pelo regulamento interno da UEFA, o organismo que gere o futebol europeu pode ter 'mão pesada'.

Recentemente, recorde-se, Murad Musayev, técnico do Krasnodar, viu a UEFA aplicar-lhe uma pena de suspensão por um ano por não ter as qualificações mínimas necessárias para desempenhar o cargo.