A UEFA anunciou hoje alterações à forma como as equipas irão qualificar-se para as competições europeias e, no caso do futebol português, as notícias não são boas. Apesar do campeão português ter entrada direta na fase de grupos da competição, o segundo classificado não irá diretamente para o play-off, mas, sim, para uma terceira pré-eliminatória. Isto, porque na próxima época a UEFA só atribui duas vagas na fase de grupos aos clubes de federações classificadas entre o 7º e o 15º lugar do ranking, grupo que é atualmente ocupado por Portugal que é sétimo classificado - e corre o risco de vir a cair ainda mais.
O segundo classificado do campeonato português passa assim a disputar a terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e, caso vença a eliminatória, disputará o play-off que apura apenas duas equipas. Em caso de eliminação, numa ou noutra fase, o vice-campeão português é remetido para a fase de grupos da Liga Europa.
A UEFA atribui ainda quatro outras vagas para a fase de grupos da Champions provenientes do play-off, mas naquilo que designa de "caminho dos campeões", clubes vencedores de campeonatos de federações que estejam classificadas abaixo do 11º lugar no ranking do organismo do futebol europeu. Apurados diretamente para a fase de grupos estarão os vencedores da Liga dos Campeões e Liga Europa, os quatro primeiros classificados dos campeonatos de Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália, os dois primeiros de França e Rússia, os campeões de Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia, bem como os quatro clubes provenientes dos play-offs. Dois do caminho das Ligas e quatro do Caminho dos Campeões.
No caso do campeão europeu garantir a qualificação para a fase de grupos através do seu campeonato, a vaga será preenchida pelo campeão da federação classificada no 11º lugar, que, caso contrário, teria de competir no "Caminho dos Campeões". Já no caso do vencedor da Liga Europa, se o detentor do troféu ficar num dos lugares de acesso do seu campeonato, a vaga será preenchida pelo terceiro classificado do país quinto classificado do ranking, que, caso contrário, teria de competir no "Caminho das Ligas".
Por fim, na Liga Europa, Portugal colocará o vencedor da Taça de Portugal na fase de grupos, enquanto o terceiro classificado da primeira liga entrará na terceira pré-eliminatória de acesso à Fase de Grupos da competição, e o quarto classificado da liga, na segunda pré-eliminatória.