Grande Futebol
UEFA abre processo para investigar gesto de Ronaldo
2019-03-18 11:35:00
Comemoração do português frente ao At. Madrid será analisada

A UEFA abriu um processo disciplinar para analisar o gesto de Cristiano Ronaldo no duelo frente ao Atlético de Madrid, da segunda mão dos oitavos de final da Champions. O organismo que tutela o futebol europeu suspeita de "conduta imprópria".

"Depois de uma investigação disciplinar realizada por um inspetor de ética e disciplina da UEFA, em conformidade com o artigo 55 do regulamento disciplinar na UEFA, abriram-se procedimentos disciplinares depois da ronda dos oitavos de final da Liga dos Campeões entre a Juventus e o Atlético Madrid, disputado a 12 de março, em Itália", informa a UEFA.

O organismo explica ainda que existem suspeitas de "conduta indevida do jogador Cristiano Ronaldo - art. 11 (2) (b) e art. 11 (2) (d) do regulamento disciplinar".

Ronaldo poderá ser punido com uma multa, tal como aconteceu com Diego Simeone, que teve de pagar 20 mil euros mesmo depois de ter pedido desculpa, após o jogo da primeira mão, no qual fez um gesto polémico para a bancada.

O treinador dos rojiblancos não foi castigado com suspensão. Ainda assim, no caso de Ronaldo poderá ser diferente. A imprensa espanhola já havia adiantado a possibilidade de Ronaldo ser alvo de um castigo que o poderá afastar dos próximos jogos europeus da 'Vecchia Signora'.

No final do jogo contra os colchoneros, recorde-se, o internacional português imitou um gesto do treinador do Atlético de Madrid, o argentino Diego Simeone, que simulou agarrar os testículos no jogo da primeira mão, depois de um dos tentos da sua equipa. Na ocasião, a UEFA também abriu um processo disciplinar a Simeone, que resultou numa multa de 20.000 euros.

Em relação a Cristiano Ronaldo, o Comité de Ética e Disciplina da UEFA tomará uma decisão na sua próxima reunião, marcada para quinta-feira.

A Juventus, equipa em que também alinha o português João Cancelo, defrontará nos quartos de final da Champions o Ajax, equipa que tem em Bruno Varela, emprestado pelo Benfica, o habitual suplente.

A primeira mão entre holandeses e italianos está agendada 10 de abril em Amesterdão, e a segunda em Turim, seis dias depois.

Recorde o gesto de Ronaldo.