Grande Futebol
Três portugueses em campo na vitória do Lille
2019-12-06 22:30:00
Triunfo sobre o Brest vale subida ao terceiro lugar da liga francesa

O Lille, com três portugueses no ‘onze’, venceu hoje na receção ao Brest e subiu ao terceiro lugar da Liga francesa de futebol, enquanto o Lyon, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, goleou em Nimes.

Um golo do avançado nigeriano Victor Osimhen, aos 16 minutos, garantiu o triunfo ao Lille, que alinhou no seu ‘onze’ com três portugueses, casos de José Fonte, Xeka e Renato Sanches, perante o último classificado da Liga gaulesa.

O central José Fonte jogou os 90 minutos, Xeka e Renato Sanches foram substituídos no decorrer da segunda parte, aos 76 e 80, por Boubakary Soumare e por Luís Araújo, respetivamente, enquanto o central Tiago Djaló não chegou a sair do ‘banco’.

De assinalar que o Lille desperdiçou ainda soberana ocasião para fazer o segundo golo em cima do minuto 90, quando Jonathan Bamba falhou a execução de uma grande penalidade.

No outro jogo de hoje, o Lyon, adversário do Benfica no Grupo G da ‘Champions’, foi ao terreno do lanterna-vermelha golear por 4-0, mas cedo o jogo começou a inclinar-se para os visitantes quando o jogador da casa, Théo Valls, foi expulso logo aos cinco minutos, por uma entrada dura sobre um adversário.

O Lyon adiantou-se no marcador aos 16 minutos, pelo internacional holandês Memphis Depay, de penálti, e construiu uma vitória robusta na segunda parte, já depois de o Nimes ficar reduzido a nove jogadores por expulsão de Gaetan Paquiez, que viu o segundo amarelo ainda antes do intervalo, aos 40.

O mesmo Depay assinou o segundo golo do Lyon, aos 64, o médio Houdssan Aouar dilatou a vantagem aos 71, para o central dinamarquês Joachim Anderson fechar o resultado em 4-0, aos 69.

O Lille subiu provisoriamente ao terceiro lugar, com 28 pontos, mais dois do que o Bordéus, e o Lyon ao quinto, com 25.

O campeonato é liderado pelo Paris Saint-Germain, com 36 pontos em 15 jogos, mais cinco do que o Marselha, de André Villas-Boas, que, no domingo, recebe o Bordéus, de Paulo Sousa.