Grande Futebol
Toni Conceição escolhido selecionador dos Camarões após amigo enviar currículo
2019-10-09 16:55:00
Técnico vai orientar uma das seleções principais de África

António Conceição (ou Toni Conceição como é conhecido no futebol) é o novo selecionador nacional dos Camarões e confessa que a escolha para o cargo decorreu de forma natural.

"Foi através de um amigo meu espanhol, que até nem está ligado ao futebol. Através de pessoas amigas, perguntaram-lhe se conhecia um treinador que estava disponível para a seleção dos Camarões. Ele ligou-me, perguntou-me se estava interessado e enviou o meu currículo para as pessoas ligadas ao processo, que teve este término", explica Toni Conceição.

Em entrevista ao 'Diário de Notícias', o técnico, que em Portugal orientou Belenenses, Estrela da Amadora e Vitória de Setúbal, revela que está preparado para o desafio.

"Estamos a iniciar este trabalho que não vai ser fácil, porque conhecemos a mentalidade de África e a falta de organização que por vezes há. Vamos sensibilizar as pessoas para acautelar as coisas, porque penso que é tudo uma questão de organização", salientou.

Quanto à equipa, Toni Conceição confia que Camarões têm "bons jogadores, a jogar em bons clubes da Europa e no campeonato interno". "Podemos formar uma seleção com qualidade. Vamos trabalhar para formar uma equipa competitiva, à imagem do que foi no passado".

O selecionador lembra ainda que os Camarões "não são uma seleção qualquer". "Estamos a falar de uma das melhores de África".

Toni Conceição terá a seu cargo a tarefa mais mediática da sua carreira, orientando a seleção dos 'leões indomáveis' que, outrora, causaram furor seja por Roger Milla ou Samuel Eto'o, cada um no seu tempo.

A missão de Toni Conceição passa por lutar pela vitória dos Camarões no Campeonato Africano das Nações, em 2021, e apurar os 'leões indomáveis' para o Mundial do Qatar, em 2022.