Grande Futebol
Tem nome de pizza mas a especialidade é outra
2018-12-29 18:00:00
O avançado da Sampdoria é, aos 35 anos, uma das grandes sensações do campeonato italiano

Aos 35 anos, é uma das grandes sensações da liga italiana. Fabio Quagliarella leva nove jornadas consecutivas a marcar e só é batido em eficácia por Cristiano Ronaldo. O jogo deste sábado é um exemplo disso mesmo, um exemplo da eficácia dos dois avançados. O português, de 33 anos, bisou e garantiu o triunfo da Juventus, o italiano, que tem mais dois anos de idade, fez o golo que colocou o colosso de Turim em sentido mantendo a dúvida no resultado até aos derradeiros minutos.

No séc XXI, só o francês Trezeguet, que fez carreira na Juventus durante mais de uma década, e o brasileiro Paulo Barreto, que brilhou sobretudo ao serviço do Bari, chegaram ao mesmo número de golos com a idade do avançado italiano da Sampdoria, equipa que se tem afirmado como uma das agradáveis surpresas da série A, onde ocupa nesta altura o sexto lugar, a um ponto da AS Roma.

Quagriarella já leva quase 20 anos de campeonato italiano, desde que no virar do século se estreou com a camisola do Torino. Passou depois por Fiorentina, Chieti, Ascoli, Sampdoria, Udinese, SSC Nápoles e Juventus, regressando nas últimas temporadas aos clubes referência da sua vida: o Torino e a Sampdoria, onde desempenha as funções de capitão de equipa.

O camisola 27 da "Samp", internacional transalpino em 25 ocasiões durante as quais apontou seis golos, nunca saiu de Itália, por uma época que fosse, e já soma golos 188 remates certeiros na série A, onde tem sido nos últimos anos um dos avançados italianos de referência, juntamente com Immobile. Depois dos 19 golos apontados na última época, já soma 12 esta temporada, marca só superado por Cristiano Ronaldo e pelo polaco Piatek, que despontou com a camisola do Génova CFC, somando 13 golos, menos um do que Ronaldo. Quagriarella é assim o melhor marcador italiano, à frente de Immobile, da Lazio, que soma 10 remates de sucesso, e de Caputo, do Empoli FC, que contabiliza nove.

São nove jogos consecutivos a marcar de Quagriarella. Desde 28 de outubro. Fez golos ao Milan, ao Torino, ao Genova CFC, no empate a um golo do grande dérbi, ao FC Bolonha, à Lazio, ao Parma, ao Empoli, ao Chievo e, este sábado, à Juventus.