Grande Futebol
Sporting em posição privilegiada, Benfica tem de anular ‘prejuízo’
2020-02-20 21:10:00
Síntese dos jogos da tarde da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa

O Sporting deu hoje um passo importante rumo aos oitavos de final da Liga Europa, ao vencer o Basaksehir (3-1), enquanto o Benfica saiu da Ucrânia com uma derrota diante do Shakhtar Donetsk (2-1).

Na primeira mão dos 16 avos de final, os campeões nacionais apresentaram-se com algumas novidades no onze, como Florentino e Seferovic, mas raramente se conseguiram superiorizar a uma equipa que não jogava oficialmente desde 14 de dezembro.

Depois de terem visto um golo ser-lhes anulado no primeiro tempo, os ucranianos impuseram-se na etapa complementar, com tentos de Alan Patrick e Kovalenko, sendo que, pelo meio, Pizzi empatou o encontro, na transformação de uma grande penalidade.

Os encarnados, que somaram o quarto jogo seguido sem vencer em todas as competições – hiato que encontra paralelo na época passada, então ainda sob o comando de Rui Vitória -, partem em desvantagem para a partida da segunda mão, na próxima semana, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Precisamente na capital portuguesa, o outro grande lisboeta, o Sporting, bateu os turcos do Basaksehir por 3-1 e colocou-se em posição privilegiada para abordar o jogo da segunda mão e seguir em frente na prova, com golos de Coates, Andraz Sporar – que se estreou a marcar com a camisola verde e branca – e Vietto.

O bósnio Edin Visca reduziu para o Basaksehir, de grande penalidade, dando alguma esperança ao atual segundo classificado da Liga turca, que recebe os leões, na próxima semana, em Istambul.

Em Frankfurt, o japonês Daichi Kamada, autor de três golos, foi o grande artífice da vitória do Eintracht sobre o Salzburgo (4-1), num encontro no qual o internacional português André Silva foi titular nos germânicos e deu lugar ao compatriota Gonçalo Paciência à entrada para o último quarto de hora.

O Inter de Milão foi, até agora, a única equipa a conseguir vencer fora de casa nesta primeira mão dos 16 avos, ao superar os búlgaros do Ludogorets por 2-0, com o dinamarquês Christian Eriksen a estrear-se a marcar pelos ‘nerazzurri’, antes de Romelu Lukaku consumar o triunfo transalpino.

Na Bélgica, o Manchester United, com Diogo Dalot no onze e Bruno Fernandes a ser lançado no segundo tempo, precisamente para o lugar do jovem lateral, alcançou um empate 1-1 diante do Club Brugge. O nigeriano Emmanuel Dennis adiantou os belgas, mas o francês Anthony Martial repôs a igualdade ainda na primeira parte.

O mesmo resultado (1-1) alcançaram o Sevilha na visita a Cluj e o Celtic na casa do Copenhaga, respetivamente, enquanto o Ajax, que teve o guarda-redes luso Bruno Varela na baliza, foi surpreendido no reduto do Getafe, por 2-0.