Grande Futebol
"Sou humilde mas não sou ninguém para aconselhar as pessoas", diz Mourinho
2019-11-21 14:45:00
Técnico na primeira conversa com os jornalistas como treinador do Tottenham

José Mourinho aproveitou a primeira conversa com a imprensa como treinador do Tottenham para deixar claro que, ao contrário do que outros possam acreditar, tem uma característica que nem sempre lhe é reconhecida.

"Eu sou humilde. Sou humilde o suficiente para tentar analisar a minha carreira. Não apenas o último ano, mas também os problemas e as soluções", referiu o treinador português.

O 'Special One' destacou ainda que o princípio da sua análise "foi não culpar ninguém". "Sempre fui humilde. O problema é que vocês não perceberam isso. Fui sempre humilde, mas à minha maneira", destacou, falando ainda do facto de ter estado parado alguns meses e se queria deixar algum conselho a Pochettino, ex-treinador do Tottenham.

"Não sou ninguém para aconselhar as pessoas, mas ter uma pausa foi muito positivo para mim. Ter o primeiro verão em que não trabalhei não foi bom. Estava um pouco perdido. Mas foi bom, até aprendi a ser comentador desportivo."

O português referiu ainda que está comprometido com o seu novo emblema. "Visto o pijama do clube e durmo com ele. Sou um homem do clube, mas sou um homem de vários clubes", realçou, destacando ser o "senhor FC Porto, o senhor Real Madrid e senhor de outros clubes", disse o 'Special One', que avisou que não quer cometer os mesmos erros do passado mas está certo de que irá "cometer erros novos".

Mourinho, de 56 anos, assinou contrato com os 'spurs' até 30 de junho de 2023 e volta à ‘Premier League’ depois de duas passagens pelo Chelsea (2004/05 a 2007/08 e 2013/14 a 2015/16) e uma pelo Manchester United (2016/17 a 2018/19), que o despediu em 17 de dezembro de 2018.

Para a equipa técnica convidou o adjunto João Sacramento e o treinador de guarda-redes Nuno Santos, até agora no clube francês Lille, o analista tático Ricardo Formosinho, o preparador físico venezuelano Carlos Lalin e o analista técnico italiano Giovanni Cerra, estes últimos três colaboradores anteriores de Mourinho.

Na sua carreira, o treinador luso, que já venceu duas edições da Liga dos Campeões, uma Liga Europa e uma Taça UEFA, além de oito campeonatos nacionais, também orientou o Benfica, a União de Leiria, o FC Porto, o Inter Milão e o Real Madrid.

O Tottenham enfrenta no sábado o rival londrino West Ham, 16.º colocado na Primeira Liga inglesa, com 13 pontos.

Na ‘Champions’, disputados quatro jogos, os ‘spurs’ ocupam o segundo lugar, com sete pontos, a cinco do líder Bayern Munique, defrontando na terça-feira em casa os gregos do Olympiacos, treinado pelo português Pedro Martins e que só conseguiram até agora um ponto.