Grande Futebol
Seri chega a ser "assustador" e já dizem que é um "autêntico achado"
2018-09-04 11:00:00
O jogador que passou por Portugal está a deixar o futebol inglês de boca aberta com as suas qulidades

Se em 2013 lhe dissessem que o FC Paços de Ferreira contava com um jogador que um dia ia deixar a Premier League de boca aberta acreditava? Pois, mas é isso mesmo que está a acontecer. Jean-Michael Seri chegou, viu e conquistou os adeptos ingleses, mas não só. Os seus colegas dizem que até se assustam com o que o costa-marfinense faz e os críticos dizem que o médio box-to-box é um "autêntico achado" do Fulham, apesar de ter custado 30 milhões de euros. O jogador, que entrou em Portugal pelas portas do FC Porto, esclareceu as dúvidas de muita gente e revelou porque decidiu assinar pelo clube londrino... jogava ainda na Capital do Móvel.

O futebol tem destas coisas. Seri chegou ao FC Porto, em 2012, por empréstimo do ASEC Mimosas, da Costa do Marfim. Com apenas 21 anos, o irrequieto médio atuou apenas na equipa B dos azuis e brancos e não convenceu os responsáveis dos dragões. E porque é que dizemos que Seri não convenceu os técnicos do FC Porto? Porque terminado o período de empréstimo, o jovem costa-marfinense assinou pelo FC Paços de Ferreira a custo zero. Exatamente. Leu bem: a custo zero.

Foi exatamente na Capital do Móvel que as qualidades deste médio box-to-box deram nas vistas. O interesse de gigantes clubes europeus era real e as sondagens aconteceram mesmo, como revelou o próprio Seri em entrevista ao "Times": "Quando jogava no Paços de Ferreira, em Portugal, o Nice e o Fulham disseram-me que me queriam. Chelsea, Tottenham e Liverpool também me observaram, mas não me disseram que me queriam", referiu.

Um autêntico achado

As duas épocas ao serviço do OGC Nice apenas confirmaram as qualidades acima da média de Jean-Michael Seri. Tanto assim foi que o jogador esteve a um passo de assinar pelo FC Barcelona, no verão passado, depois de ter recebido rasgados elogio de Xavi. A verdade é que o negócio acabou por não se consumar e Seri regressou a França, para a segunda temporada com as cores do Nice.

A pergunta que tem sido colocada em Inglaterra prende-se com o facto de Seri ter optado pelo Fulham, quando, ainda neste verão, recebeu propostas de outros clubes. Quem percebe do assunto diz mesmo que o costa-marfinense é um verdadeiro achado para o Fulham: "Deixem-me dizer-vos uma coisa, Jean-Michael Seri é um autêntico achado", afirmou René Meulensteen, antigo treinador do Fulham, que acrescentou: "Ele é um jogador para estar nas equipas do top seis, aliás, no top três. Ele faz-me lembrar o Clarence Seedorf", referiu o treinador holandês.

O próprio Seri, em entrevista ao "Times", revelou porque se decidiu pelo Fulham, segundo o costa-marfinense, foi a equipa de Londres que mostrou mais efetividade no interesse em contar com os seus serviços: "Para mim foi uma questão de respeito. O Fulham mostrou respeito e quando eles me viram em Portugal disseram-me mesmo que me queriam, por isso, quando surgiu a oportunidade, quis assinar imediatamente, apesar de ter propostas de outros clubes", assegurou o médio que já se estreou a marcar na Premier League, e logo com um golaço.

Seri “assusta” os colegas, mas “safa-se sempre”

As qualidades de Jean-Michael Seri já conquistaram os colegas de equipa. O defesa central Alfie Mawson, que chegou a Craven Cottage esta temporada como uma das principais contratações do Fulham, revelou que por vezes se "assusta" com o que faz Seri: "O Seri é um jogador fantástico. Ele pode ser assustador, à vezes. Ficamos sem fôlego a vê-lo jogar e ele consegue safar-se sempre. Ele oferece muita frieza e critério ao nosso meio-campo", explicou, em declarações reproduzidas pelo "Evening Standard".

Ou seja, Jean-Michael Seri está a arrasar em terras de Sua Majestade. Um jogador que passou por Portugal quase de forma incógnita, que se transferiu para o OGC Nice por um milhão de euros e que dois anos mais tarde custou 30 milhões de euros ao Fulham.