Grande Futebol
Senegal vence África do Sul por 2-0 e apura-se para o Mundial 2018
Redação Bancada
2017-11-10 19:40:00
Triunfo da seleção senegalesa termina com sonho de Cabo Verde se qualificar; Argélia empata com golo de Brahimi

O Senegal garantiu esta sexta-feira a qualificação para o Mundial 2018, na Rússia, ao vencer a África do Sul, em Polokwane, por 2-0. A seleção de Cabo Verde está assim fora do Mundial já que dependia de uma vitória da equipa sul-africana para continuar a ter hipóteses de apuramento. O jogo era referente à segunda jornada da zona africana de qualificação, mas foi repetido por deliberação da FIFA,  depois de suspeitas pela atuação do árbitro ganês Joseph Lamptey.

Diafra Sakho fez o primeiro golo para o Senegal, aos 12 minutos. Mkhize, defesa da África do Sul, através de um autogolo, fixou o resultado final que coloca o Senegal no próximo Mundial.

Quando falta disputar apenas mais uma jornada, o Senegal soma 11 pontos, mais cinco do que o Burkina Faso e Cabo Verde. A seleçção de Cabo Verde, que realiza na terça-feira o último jogo no apuramento, no Burkina Faso, ainda tinha uma réstia de esperança de conseguir o inédito apuramento para o Mundial. Para tal, os `tubarões azuis´, a estagiar no Algarve, teriam de ganhar ao Burkina Faso e esperar deslizes do Senegal, nos dois jogos com a África do Sul.

O Senegal, que vai voltar a marcar presença num Campeonato do Mundo dezasseis anos depois, junta-se a Egito e Nigéria no lote de equipas africanas já apuradas para o Mundial 2018.

Argélia empata com Nigéria com um golo do capitão Brahimi

No outro jogo do dia, do Grupo B, a Argélia, já afastada do Mundial, empatou em casa com a Nigéria por 1-1. John Ogu, que jogou na Académica, inaugurou o marcador aos 63 minutos; Brahimi, que foi capitão, igualou aos 88', de penálti. A partida assinalou a estreia de Madjer à frente da seleção argelina. A Nigéria, recorde-se, é uma das seleções africanas já apuradas para o Mundial, a par do Senegal e Egito.

Sê o primeiro a comentar: