Grande Futebol
"Se não fosse aquele penálti, ia trabalhar para uma fábrica", diz Panenka
2019-10-17 11:55:00
Checo bateu um penálti de forma original e ficou famoso mundialmente

Antonín Panenka confessa que o penálti marcado de forma original, ousada e com sucesso na final do Euro'1976 mudou a história da sua vida.

"Muitas pessoas perguntam-me o que teria acontecido se eu não tivesse marcado aquele golo na final e eu digo-lhes que eu seria nesta altura o trabalhador fabril com 40 anos de experiência", explicou Panenka, em declarações ao 'The Independent'.

Na altura, a então Checoslováquia (que anos mais tarde daria origem à República Checa e à Eslováquia) bateu a então República Federal da Alemanha no desempate das grandes penalidades, depois de uma igualdade a dois golos.

Panenka, hoje com 70 anos, recorda que treinou muitas vezes esse movimento quando alinhava no Bohemians de Praga. Mas foi na cara do lendário Sepp Maier que teve a ousadia de marcar assim um penálti numa decisão por grandes penalidades.

"Pratiquei aquele penálti durante dois anos, antes do Euro. Depois dos treinos, eu competia com o nosso guarda-redes, Hruska, e estava a perder muito dinheiro e chocolates. Entretanto, comecei a usar o meu truque e passei a ganhar mais vezes", explicou Panenka que graças a esse remate ganhou a imortalidade no futebol.

Recorde o remate histórico.