Grande Futebol
SC Braga bate Wolverhampton com ajuda do goleador europeu Ricardo Horta
2019-09-19 22:40:00
Quinto golo do extremo nesta Liga Europa

O SC Braga começou hoje da melhor maneira a fase de grupos da Liga Europa ao bater, em Inglaterra, o Wolverhampton por 1-0, com um belo golo do goleador ‘europeu’ Ricardo Horta.

O tento solitário que deu três preciosos pontos aos minhotos no grupo K surgiu aos 71 minutos com Ricardo Horta a concluir um contra-ataque exemplar iniciado por Galeno. O extremo marcou o seu quinto golo esta época nas competições europeias (quatro nas fases preliminares).

Os bracarenses, com André Horta de regresso à equipa, deram a melhor resposta a um momento menos positivo internamente, com duas derrotas consecutivas com o Benfica (4-0) e Vitória de Setúbal (1-0) a materializarem o pior arranque do campeonato dos últimos anos.

Num encontro entre treinadores portugueses, foi Ricardo Sá Pinto a levar a melhor sobre Nuno Espírito Santo, num triunfo alicerçado sobretudo numa grande entreajuda e concentração defensivas, com Palhinha em destaque à frente do quarteto mais recuado, e nesse lance que definiu um jogo equilibrado.

Galeno ‘roubou’ a bola ainda no meio-campo defensivo dos ‘arsenalistas’, galgou dezenas de metros e serviu Ricardo Horta que bateu o internacional português Rui Patrício.

O jogo foi repartido, e o Wolverhampton, que apresentou dois portugueses no ‘onze’ (Patrício e Rúben Neves) e acabou com quatro (mais João Moutinho e Diogo Jota), até dispôs das melhores ocasiões para marcar, mas a má pontaria e a boa exibição de Matheus impediram os ingleses de marcarem.

Cotrone, aos 22 e 43, foi perdulário, e Dendoncker, já na segunda parte, obrigou o guardião brasileiro do Braga a grande defesa (51).

Depois do golo da equipa bracarense, o Wolverhampton lançou-se em busca do empate, mas com pouca clarividência, e só aos 90+2 Rúben Neves voltou a obrigar Matheus a defesa difícil num remate de meia distância.

No próximo jogo do grupo K, em 03 de outubro, os minhotos recebem os eslovacos do Slovan Bratislava que hoje venceram os turcos do Besiktas por 4-2.

Estádio Molineux, em Wolverhampton.

Wolverhampton - Sporting de Braga, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Ricardo Horta, 71 minutos.

Equipas:

- Wolverhampton: Rui Patrício, Ryan Bennett, Conor Coady, Willy Boly, Rúben Neves, Morgan Gibbs-White (João Moutinho, 67), Matt Doherty (Adama Traoré, 80), Leander Dendoncker (Diogo Jota, 76), Jonny Otto, Patrick Cutrone e Raúl Jímenez.

(Suplentes: John Rudy, Rúben Vinagre, Romain Saiss, João Moutinho, Pedro Neto, Adama Traoré e Diogo Jota).

Treinador: Nuno Espírito Santo.

- Sporting de Braga: Matheus, Esgaio, Bruno Viana, Pablo, Sequeira, Palhinha, Fransérgio, André Horta (João Novais, 86), Galeno (Trincão, 84), Ricardo Horta (Murilo, 88) e Paulinho.

(Suplentes: Eduardo, Diogo Viana, Claudemir, João Novais, Trincão, Murilo e Hassan).

Treinador: Ricardo Sá Pinto.

Árbitro: Jacob Kehlet (Dinamarca).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Sequeira (70), Palhinha (90), Boly (90+6) e Murilo (90+8).

Assistência: 28.314 espetadores.