Grande Futebol
Saidy Janko: tem as características de Ricardo Pereira, mas tarda em convencer
2018-06-17 14:00:00
O jogador suíço tem sido apontado como futuro jogador do FC Porto

Com as saídas de Ricardo Pereira e Diogo Dalot, dois dos laterais-direitos do plantel, o FC Porto está no mercado à procura de substitutos (já encontrou João Pedro) e tudo indica que Saidy Janko vai representar os dragões nas próximas temporadas. Internacional pelas camadas jovens da seleção da Suíça, Janko tem experiência britânica, mas foi no AS Saint-Étienne que jogou em 2017/18. Rápido e bom de bola, tem características em tudo semelhantes às do internacional português que se mudou para o Leicester City neste mercado de transferências. Ainda assim, é considerado um "flop" pela imprensa britânica pelo que (não) fez no Celtic.

Saidy Janko nasceu em Zurique a 22 e é filho de pai gambiano. Foi no clube da terra, o FC Zurique, que começou a sua carreira de futebolista, mudando-se em 2013 para o... Manchester United, gigante inglês onde está agora Diogo Dalot. Ainda júnior, jogou pela formação secundária dos 'red devils' e foi eleito o melhor reserva da temporada. Jogou uma vez pela equipa principal ao ser titular contra o MK Dons em jogo referente à Taça da Liga. Ainda assim, percebeu-se que não tinha espaço em Manchester e foi emprestado ao Bolton Wanderers no mercado de inverno, realizando dez partidas até ao final da temporada.

Assinou em definitivo pelo Celtic em 2015, mas nunca ganhou um lugar de relevo no onze inicial. Até jogou na primeira jornada do campeonato, entrando no decorrer da segunda parte, mas acabou por por realizar apenas 13 partidas em 2015/16 com o treinador Ronny Deila. Contudo, assim que Brendan Rodgers pegou na equipa, Saidy Janko foi opção. Fez vários jogos nas eliminatórias de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões no início de 2016/17 e até foi titular em jogos da Taça da Liga e do campeonato escocês, mas a segunda mão do play-off da liga milionária deitou tudo a perder. Depois da vitória por 5-2 frente ao Hapoel Be'er Sheva em Glasgow, os britânicos foram a Israel perder por 2-0 com uma exibição bastante comprometedora de Janko, o que motivou o seu empréstimo ao Barnsley FC a 31 de agosto de 2016.

Janko (direita) a disputar um lance com Kurzawa (esquerda) num jogo entre Paris Saint-Germain e AS Saint-Étienne (Christophe Petit Tesson/EPA)

Depois de 14 jogos e um golo na Segunda Liga Inglesa, foi contratado pelo AS Saint-Étienne no início da última temporada. Não foi uma época brilhante, mas foi a que realizou mais jogos (22) e a que serviu para aumentar o seu valor de mercado. No Transfermarkt, portal especializado em avaliação de jogadores, Saidy Janko estava avaliado em 500 mil euros no Barnsley FC e hoje o seu valor está fixado nos três milhões.

Para além de lateral, Janko pode subir no terreno e fazer uma perninha a médio ou até mesmo a extremo - tal como Ricardo Pereira. É comum vê-lo interferir no processo ofensivo da equipa que representa, subindo bastante no terreno e provocando os duelos individuais. O um para um é mesmo uma das maiores armas do suíço que não tem medo dos defesas adversários, aproveitando a capacidade de explosão e aceleração para ganhar terreno. Não é goleador nem perto disso. Tem apenas dois golos como sénior, um pelo Bolton Wanderers e outro pelo Barnsley FC. Pela negativa fica a parte defensiva, onde Janko não é um fora de série e onde vai precisar de evoluir mais se quer ter sucesso no FC Porto.