Grande Futebol
Rui Faria, "o outrora estudante inteligente é agora um expert em futebol"
2018-05-13 11:00:00
Rui Faria colocou um ponto final numa parceria que durou 17 anos e Mourinho vai sentir "muita falta" do "amigo"

“Vou sentir muita falta do meu amigo, essa é a parte mais complicada para mim, mas a felicidade dele é o mais importante e, claro, respeito a decisão dele, especialmente porque sei que estaremos sempre juntos. Sê feliz, irmão!” Foram estas as palavras de José Mourinho depois de anunciada a decisão de Rui Faria em colocar um ponto final numa relação laboral que durou 17 anos.   

Os dois conheceram-se em Barcelona, era José Mourinho um dos adjuntos de Louis Van Gaal no FC Barcelona e Rui Faria tinha acabado de se licenciar em Educação Física e continuava o seu processo de aprendizagem em Camp Nou. Mourinho identificou-se com Faria e quando assumiu o comando técnico da UD Leiria, em 2001, convidou o jovem, de 25 anos, natural de Balugães, para ser seu adjunto.

Rui Faria tem sido como uma sombra de José Mourinho durante o glorioso percurso do treinador português. No FC Porto venceram dois campeonatos e dois títulos europeus (Taça UEFA e Liga dos Campeões). Em Londres devolveram o Chelsea ao caminho dos títulos. Ao serviço do Inter Milão foram dois campeonatos e uma Liga dos Campeões. No Real conquistaram uma liga espanhola e na segunda passagem pelo Chelsea voltaram a vencer a Premier League. Em Manchester somaram mais um título europeu (Liga Europa).

Rui Faria e José Mourinho quando ao serviço do Real Madrid. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Não será fácil, portanto, ao treinador do Manchester United, conviver com a nova realidade. Faria quer “passar mais tempo de qualidade com a família” antes de partir para uma nova aventura profissional, mas agradeceu o facto de Mourinho ter acreditado nele “quando tudo era apenas um sonho de estudante”. Rui Faria despediu-se dizendo que ficará eternamente grato a Mourinho por ter acreditado nele, mas, sobretudo pela amizade que lhe dispensou.

“Tenho 17 anos de experiências incríveis e inesquecíveis. Contudo, há já algum tempo sinto que gostaria de passar mais tempo de qualidade com a minha família antes de perseguir um novo desafio na minha carreira”, começou por justificar Rui Faria em declarações publicadas no site oficial do Manchester United.

“Os meus sinceros agradecimentos vão para José Mourinho, pela crença que ele teve em mim há muitos anos quando tudo não passava de um sonho de estudante. Quero agradecer-lhe pela oportunidade e confiança, pelo conhecimento e experiência, mas mais importante, pela amizade”. Assim se despediu Rui Faria de José Mourinho depois de 17 anos de trabalho em conjuntos.

José Mourinho já reagiu publicamente ao anúncio da saída de Rui Faria e lembrou os momentos que passaram juntos. Falou também no crescimento do “miúdo” que “é agora um homem, o jovem que um dia foi “um estudante inteligente é nos dias de hoje um expert em futebol preparado para ser um treinador de sucesso. Mourinho fez questão de expressar o seu apoio ao “irmão” perante uma decisão tão difícil.

“17anos… em Leiria, Porto, Milão, Madrid, Londres outra vez e Manchester. Treinar, jogar, viajar, estudar, rir e também algumas lágrimas de felicidade. 17 anos e o miúdo é agora um homem. O outrora estudante inteligente é agora um expert em futebol, preparado para ser um treinador de sucesso. Vou ter muitas saudades do meu amigo e isso é o mais difícil para mim, mas a felicidade dele é o mais importante e, claro, respeito a decisão dele, especialmente porque sei que estaremos sempre juntos. Sê feliz, irmão!”