Grande Futebol
Rony Lopes, o sucessor perfeito: melhor registo que Bernardo Silva em 2014/15
2018-02-05 17:25:00
Rony Lopes apresenta um registo estatístico superior ao da primeira época de Bernardo Silva no AS Mónaco.

Se ouvisse alguém dizer que, esta temporada, Rony Lopes tem sido mais preponderante no AS Mónaco do que Bernardo Silva o foi na primeira época no Principado, acreditaria? Pois bem, essa é, de facto, a verdade. Com 35 encontros disputados em 2017/18, Rony regista números superiores àqueles que Bernardo Silva apresentou na mesma fase da temporada 2014/15, ou seja, a primeira na qual envergou a camisola da equipa monegasca. O luso-brasileiro tem sido um substituto à altura do criativo de 23 anos que no verão trocou os ares do Mónaco pelo Manchester City.

No que concerne ao caráter decisivo, Rony Lopes tem vindo a demonstrá-lo, tal como o fez no domingo, ao marcar o golo do triunfo do AS Mónaco sobre o Olympique Lyon (3-2), já nos minutos finais da partida. A finalização é um dos capítulos em que Rony se tem superiorizado aos números que Bernardo Silva fez em 2014/15. Nos 35 jogos já realizados, o atual jogador dos monegascos soma seis golos apontados, ao passo que o atacante do City levava quatro tentos com essas mesmas partidas. No total dessa temporada, Bernardo assinou dez golos em 45 compromissos, sendo que disparou na reta final da época nesse aspeto.

Já que se fala de jogos realizados, é de assinalar que o número de minutos de ambos os jogadores com 35 jogos é similar, com ligeiro ascendente para Bernardo. O ex-jogador do AS Mónaco somava 2199 minutos dentro das quatro linhas, enquanto Rony tem 2120 até ao momento. Ainda assim, é de notar que Rony tem obtido o estatuto de titular mais vezes (26 jogos) do que Bernardo teve nos 35 primeiros duelos com a camisola do emblema do Principado. A principal diferença entre os dois portugueses encontra-se no capítulo das assistências. Aqui, é Rony Lopes quem reina sem contestação. O luso-brasileiro tem o impressionante registo de nove passes decisivos para golo nesta época (cinco na Liga Francesa, um na Champions, dois na Taça da Liga Francesa e um na Taça de França), número superior aos dois de Bernardo em 2014/15.

Apelidado de “herói”, com o golo de ontem nos minutos finais, Rony Lopes tem conseguido cumprir (e bem!) a vaga deixada por Bernardo Silva no AS Mónaco, numa época que tem sido mais apagada para a equipa de Leonardo Jardim do que a passada, na qual conquistou a Liga Francesa e chegou às meias finais da Champions. O treinador português tem sido mestre em lapidar talentos em diamantes, como o fez com Bernardo, processo que teima (e ainda bem para os portugueses!) em repetir vezes sem conta, com Rony Lopes a ser o mais recente caso que promete estar destinado ao sucesso.

Como qualquer substituto de posição de um jogador, foram já muitas as comparações que surgiram entre Rony Lopes e Bernardo Silva, municiadas também pelas características similares do futebol de ambos, onde a qualidade técnica é o destaque. Ainda assim, o próprio Leonardo Jardim considera que os dois jogadores são diferente naquilo que oferecem à equipa. "[O Rony] É diferente de Bernardo. O Bernardo cria mais desequilíbrios com a bola no pé. O Rony é velocidade e explosão", explicou Jardim em conferência de imprensa, em novembro de 2017.