Grande Futebol
Rony Lopes colhe frutos em Jardim bem colorido
2018-03-03 19:15:00
Internacional português soma sete golos nos últimos nove jogos e corre por um lugar no Mundial da Rússia

Um remate de pé direito de um esquerdino garantiu mais três preciosos pontos ao AS Mónaco. Rony Lopes vive momento de sonho em França, marca de todas as formas e feitios e está a encantar meio Mundo. Decisivo na reviravolta desta sexta-feira frente ao Bordéus, o internacional português faz golos há três jogos consecutivos, soma sete remates certeiros nos últimos nove desafios e vem entusiasmando Leonardo Jardim, que não poupou nos elogios. "O Rony está a aproveitar bem os oito meses passados no clube para progredir e continuar a aprender. Todos os jogadores que têm sucesso no Mónaco conseguem-no graças ao trabalho de todo o staff mas também graças à sua capacidade individual" afirmou o treinador português.

Neste contexto, o selecionador nacional, Fernando Santos, ganha mais uma alternativa na corrida ao Mundial da Rússia. Com o aval de Leonardo Jardim. "Fernando Santos conhece-o bem, mas se me pedir opinião só terei coisa boas a dizer", afirmou o técnico do AS Mónaco, campeão francês em título e atual segundo classificado num campeonato claramente dominado esta época pelo Paris Saint-Germain.

Só na liga, o jovem esquerdino, de 22 anos, conta oito remates certeiros esta época, tantos como Keita Baldé. De resto, só é ultrapassado por Falcao, o melhor marcador da equipa com 17 golos, o que diz bem da sua produção ofensiva.

Formado no Benfica, Rony Lopes, nascido no Brasil mas com mãe portuguesa, rumou ao Manchester City ainda na qualidade de júnior. Entre 2012 e 2014, fez cinco jogos na equipa principal, mas acabou cedido por empréstimo ao Lille OSCM no início da temporada 2014/15. O bom desempenho na primeira época por terras gaulesas despertou o interesse do AS Mónaco que o contratou, mas optou por emprestá-lo novamente ao Lille OSCM. Duas épocas de bom nível levaram a que os monegascos optassem por repescá-lo. Em 39 jogos disputados do longo da temporada, alvejou com sucesso a baliza adversária por 10 vezes, naquela que já é a sua melhor temporada de sempre.

O que é que Rony acrescenta à equipa monegasca? "Ganhou experiência no Lille e hoje dá-nos agressividade ofensiva e maior capacidade nos cruzamentos. Estou contente com ele, foi chamado à Seleção e ainda bem. Rony é velocidade e explosão", explicava Leonardo Jardim num primeiro balanço em novembro.

Rony Lopes está assim a corresponder aos anseios criados por si próprio no início da época. "Está tudo encaminhado para ficar, esta época, no Mónaco. É o que eu quero, porque já faz dois anos que assinei e está na altura de lutar e conquistar o meu lugar no plantel, em vez de estar sempre a ser emprestado", afirmava no início de Julho, sublinhando: "Não vou apenas lutar para ficar no Mónaco, vou lutar para ganhar o meu espaço no onze." Dito e feito.