Grande Futebol
Real Madrid e RB Leipzig aplicam goleadas fora de casa na Liga dos Campeões
2017-11-21 21:45:00
Cristiano Ronaldo bisou no triunfo que deu qualificação dos merengues; Alemães discutem passagem com o FC Porto

As goleadas alcançadas fora de casa por Real Madrid e RB Leipzig foram os dois resultados em destaque na ronda desta terça-feira da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O triunfo dos merengues no terreno do APOEL, por 6-0, permitiu à equipa de Ronaldo, que bisou, carimbar a qualificação para os oitavos-de-final. Já o triunfo do Leipzig faz com que sejam os germânicos a discutir a qualificação no Grupo G com o FC Porto, deixando ainda o AS Mónaco fora das competições europeias.

Em Nicósia, o Real regressou aos triunfos e Ronaldo aos golos, numa noite inspirada dos bicampeões europeus. Modric (23’), Benzema (39’ e 45’+1) e Nacho (41’) marcaram os golos merengues na primeira parte. No segundo tempo surgiu Ronaldo a fixar a goleada espanhola, com golos aos 49’ e 54’, frente ao conjunto capitaneado pelo compatriota Nuno Morais.

No outro jogo do grupo o Tottenham venceu o Borussia Dortmund, com Raphaël Guerreiro a titular, por 2-1 e carimbou o primeiro lugar deste Grupo H. Aubameyang adiantou os alemães no marcador, aos 31 minutos, mas Kane, aos 49’, e Son, aos 76’, operaram a reviravolta. Com 13 pontos, os “spurs” têm mais três que o Real e a vantagem no confronto direto garante, desde já, o triunfo no grupo. Já APOEL e Dortmund estão ambos com apenas dois pontos e discutem a qualificação para a Liga Europa na última jornada, em Chipre.

Já no Grupo G o RB Leipzig arrumou com as possibilidades de o AS Mónaco de Leonardo Jardim seguir em frente e atirou ainda os semifinalistas da última edição da Champions para fora das competições europeias. Um autogolo de Jemerson, logo aos seis minutos, adiantou os germânicos. Werner bisou, aos nove e 31’, com o segundo golo a ser de penálti. Falcão ainda reduziu, aos 43’, após passe de Rony Lopes, mas Naby Keita fez o resultado final, aos 45 minutos. Nos monegascos destaque ainda para a titularidade Moutinho, enquanto Bruma foi suplente utilizado nos visitantes.

Desta forma, o Leipzig iguala o FC Porto com sete pontos, mas fica no terceiro posto do grupo e a depender de terceiros na última jornada, devido à desvantagem no confronto direito com os dragões. O FC Porto recebe o AS Mónaco e só precisa de vencer para avançar para os oitavos-de-final. Já o RB Leipzig recebe o Besiktas e tem de fazer melhor que o FC Porto para passar.

Destaque pela negativa para o Shakthar Donetsk, de Paulo Fonseca, que perdeu por 3-0 na deslocação a Nápoles, adiando o apuramento para a fase seguinte da prova. Apesar do empate registado ao intervalo, o SSC Nápoles esteve melhor no segundo tempo, onde Insigne inaugurou o marcador, aos 56 minutos. Zielinski, aos 81’, e Mertens, aos 83’, fizeram os restantes golos napolitanos. Foi já depois do terceiro golo que Sarri lançou o português Mário Rui em jogo.

Na outra partida do Grupo F o Manchester City, com o português Bernardo Silva a titular, venceu por 1-0 na receção ao Feyenoord, com um golo de Sterling, aos 88’. Com estes resultados o Nápoles fica a apenas três pontos do Shakhtar, enquanto o City carimbou o primeiro lugar do grupo e o Feyenoord está fora das competições europeias. Na última jornada a equipa de Paulo Fonseca recebe os ingleses e precisa apenas de um empate para seguir em frente. Já os italianos vão à Holanda.

Por fim, no Grupo E Sevilha FC e Liverpool FC empataram 3-3, num jogo de loucos, em que os ingleses chegaram a estar a vencer por 3-0 ao intervalo. Firmino (2’ e 30’) e Mané (22’) adiantaram os “reds” no marcador ainda no primeiro tempo. Mas a reação espanhola surgiu no segundo tempo. Primeiro um bis de Bem Yedder, com um golo aos 51’ e outro aos 60’, de penálti. O empate surgiu já no terceiro minuto de descontos, por intermédio de Guido Pizarro.

No outro encontro do grupo, que se disputou esta tarde, o Spartak Moscovo não foi além de um empate a um golo na receção aos eslovenos do Maribor. O ex-SC Braga Zé Luís inaugurou o marcador já perto do final, aos 82 minutos. No entanto, os forasteiros empataram o encontro aos 90’+2, por intermédio de Mesanovic.

Com estes resultados as contas do grupo ficam em aberto para a última jornada, com o Maribor já fora das competições europeias. O Liverpool vai receber o Spartak e precisa apenas de um empate para conseguir a qualificação. Já o Sevilha precisa de empatar na última jornada ou esperar que o Liverpool vença, uma vez que tem desvantagem no confronto direito com o Spartak.

Resultados de terça-feira da Liga dos Campeões:

Grupo E

Sevilha FC-Liverpool FC, 3-3

Spartak Moscovo-Maribor, 1-1

Grupo F

Manchester City-Feyenoord, 1-0

SSC Nápoles-Shakthar Donetsk, 3-0

Grupo G

Besiktas-FC Porto, 1-1

AS Mónaco-RB Leipzig, 1-4

Grupo H

APOEL-Real Madrid, 0-6

Borussia Dortmund-Tottenham, 1-2