Grande Futebol
Quem é Kepa, guarda-redes do Chelsea que desautorizou o treinador Sarri?
2019-02-25 10:50:00
Um guardião que adora apanhar pássaros nos tempos livres

Chama-se Kepa Arrizabalaga Revuelta, tem 24 anos e marcou a história do futebol ao protagonizar um momento incomum em alta competição, depois de recusar uma ordem dada pelo treinador Maurizio Sarri. O técnico do Chelsea ordenou a sua saída, mas o espanhol recusou e manteve-se firme em campo. O mundo do futebol ficou escandalizado com tal momento e o Bancada foi conhecer melhor este guardião, o mais caro da história.

Nunca até agora nenhum clube pagou tanto por um guardião mas não é apenas pelo dinheiro gasto em Kepa que o rapaz de Bilbau dá que falar. As manchetes dos jornais internacionais são suas devido a um momento insólito que protagonizou e sobre o qual já se veio justificar este jovem nascido em Ondárroa na província da Biscaia, comunidade autónoma do País Basco, a 3 de outubro de 1994.

Na vida de Kepa tudo tem acontecido de forma rápida e algumas vezes de forma imprevisível, como imprevisível foi o tal momento em que recusou uma ordem dada pelo treinador. Na vida de Kepa, o sonho da bola começou a ganhar forma aos aos 9 anos, altura em que entrou para os escalões de formação do Athletic, clube de Bilbau. 

Kepa Arrizabalaga percorreu todos os escalões de formação da equipa basca, embora tenha sido emprestado algumas vezes. No entanto, em setembro de 2016, foi aposta na equipa principal do Athletic Bilbau e não desiludiu até porque as suas habilidades não se resumem apenas a defender.

O jovem guardião também tem dotes de goleador e até já foi utilizado como jogador mais adiantado. Curioso? Nos Sub-14, e perante uma onda de lesão que varreu o balneário, o seu treinador, na altura, decidiu colocá-lo como jogador de ataque e... bisou na partida.

Já como jogador senior, Kepa Arrizabalaga estreou-se pela seleção espanhola em novembro de 2017 e, em 2018, o Chelsea pagou os tais 80 milhões de euros pelo seu passe, fixando um recorde mundial no que toca a dinheiro pago por um guarda-redes, isto depois do Real Madrid quase ter fechado a sua contratação, ele que era um pedido de Zinedine Zidane que Florentino Pérez acabou por não concretizar.

Agora, este guardião - que nos tempos livre gosta de apanhar pintassilgos e treiná-los para cantarem - procura somar troféus à sua carreira, ainda que para já apenas tenha colecionado uma polémica com a camisola dos blues de Londres, que, por certo, o acompanhará para sempre dado o cariz insólito com que se revestiu.