Grande Futebol
Porque as mulheres também merecem
2018-10-09 20:00:00
A FIFA deu um passo de gigante na valorização e desenvolvimento do futebol feminino

A FIFA anunciou esta terça-feira que lançou pela primeira vez na história uma estratégia global para o futebol feminino. Até hoje, esse programa não existia, havendo um vazio naquilo que os praticantes e adeptos esperavam para o futuro. A FIFA "acredita fortemente que o futebol feminino traz um benefício muito importante para muitas raparigas e mulheres envolvidas no jogo" e tem como mote o empoderamento feminino. "Encorajar o empoderamento através do futebol, fazer o jogo crescer, envolver mais raparigas mais cedo e manter as mulheres no futebol durante mais tempo são elementos chave da Estratégia para o Futebol Feminino da FIFA", pode ainda ler-se no comunicado emitido no site oficial.

Para além da estratégia global, a FIFA explicou ainda que a Divisão de Futebol Feminino, departamento liderado por Sarai Bareman dentro do organismo, vai trabalhar de perto com as associações membro, como é o caso da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O objetivo é organizar "workshops e iniciativas especiais" que levem as associações a "discutir, desenvolver e implementar as suas respetivas estratégias para o futebol feminino e assegurar o melhor impacto possível para fazer o jogo crescer", revelou a FIFA.

No documento (a que pode ter acesso aqui), estão presentes entre os tópicos assuntos como o atual estado do futebol feminino, os objetivos chave - aumentar a participação, aumentar o valor comercial e contruir as fundações - e o próprio desenvolvimento da modalidade em todas as áreas. No tópico "Desenvolvimento e Crescimento", a FIFA deixa algumas promessas para o futuro. O organismo que gere o futebol mundial pretende "dobrar o número de jogadoras para 60 milhões até 2026", "aumentar o nível dos clubes e das ligas de futebol feminino por todas as asssociações", aumentar o número de associações que organizaram ligas nas camadas jovens até 2026", "assegurar que até 2022 100% das associações membro da FIFA tenham desenvolvido estratégias para o futebol feminino", "desenvolver e implementar um programa de futebol nas escolas" e "promover maior cooperação, educação e defesa no futebol feminino entre a FIFA, as confederações e as associações membro". De acordo com a própria FIFA, esta notícia vem valorizar as mulheres dentro do futebol.

"Como primeira mulher secretária geral da FIFA sinto-me orgulhosa de lançar a nossa primeira estratégia global para o futebol feminino. O jogo das mulheres é uma prioridade máxima para a FIFA e vamos trabalhar com as nossas 211 associações membro em todo o planeta para aumentar a participação popular, aumentar o valor comercial do futebol feminino e reforçar as estruturas à volta do futebol feminino para assegurar que tudo o que fazemos é sustentável e tem resultados fortes. Mais importante: vai tornar o futebol mais acessível para raparigas e mulheres para incentivar o empoderamento feminino, um assunto de grande importância, agora mais do que nunca", disse Fatma Samoura em declarações reproduzidas pelo site oficial da FIFA.